Demsur inicia desassoreamento do córrego de Belisário

19/05/2017 16:36 0 comments

belisário1

f2

Os técnicos do DAE – Departamento de Águas e Esgotos iniciaram na quinta-feira, 18/05, a limpeza e o desassoreamento do Córrego de Belisário.  Cerca de 860 metros de curso d’água serão trabalhados. No dia três de maio o Geólogo do Demsur, Marcelo Gomes, esteve em Belisário para fazer a avaliação da área já que para que os trabalhos sejam realizados é necessária a montagem de um projeto a ser entregue e aprovado na Supram Zona da Mata, órgão da SEMAD- Secretaria Estado do Meio Ambiente.

Ao todo, Muriaé possui 34 córregos, o que corresponde a aproximadamente 30 km de extensão de cursos d’água.  O objetivo do Demsur é atender a todos eles com o serviço de desassoreamento e limpeza das margens. Para isso, os técnicos do DAE estão preparando um cronograma de serviços, mas, algumas comunidades já estão sendo atendidas. Em abril, por exemplo, o córrego do bairro Inconfidência II e agora, chegou a vez de Belisário.

É importante esclarecer que para realizar o procedimento de limpeza e desassoreamento de córregos, a SEMAD demanda que sejam feitos diversos estudos e levantamentos técnicos a respeito dos possíveis impactos ambientais gerados na fauna e flora e as formas de mitigação e compensação durante a operação. Com base nesses estudos é montado um projeto que deve ser entregue na Supram Zona da Mata, em Ubá. Os cursos d’água e suas margens só podem ser trabalhadas após a autorização deste órgão ambiental.

Deixe seu Comentário