Prefeitura e Exército estudam criação de nova sede para Tiro de Guerra

26/05/2017 15:09

TIRO DE GUERRA 1

TIRO DE GUERRA 2

O prefeito Grego esteve reunido em seu gabinete, nesta quinta-feira (25), com o General Floriano Peixoto Neto, representante do Exército Brasileiro, com o subtenente do Tiro de Guerra de Muriaé, Ednei Valle, e o 1º sargento do TG, Marco Antônio da Cunha, para estudar a criação de uma nova sede do Serviço Militar. O objetivo é criar um espaço mais adequado ao treinamento dos jovens e oferecer instrução na própria cidade, evitando que precisem ser encaminhados para outras cidades.

O Tiro de Guerra forma cidadãos para defender a segurança da população, com treinamentos de força física e resistência, além de tiro ao alvo e defesa pessoal. O TG 04 – 016 precisa, neste momento, de um local mais amplo para desenvolver os estudos e exercícios dos jovens. O prefeito apoiou a idéia e indicou um engenheiro da Secretaria de Obras Públicas para planejar os custos e verificar possíveis locais para a implantação de uma nova estrutura.

A partir de então, será necessário criar um Projeto de Lei, aprová-lo na Câmara dos vereadores e, depois, sancioná-lo. “Ter uma sede do Tiro de Guerra é uma honra para nós. Vamos tomar as devidas providências e buscar recursos junto aos nossos deputados, junto ao Governo de Minas e Governo Federal. Queremos oferecer melhores condições para que nossos jovens estejam preparados para defender a sociedade, construindo um novo caminho com mais futuro e segurança”, definiu o prefeito Grego.

Fundação Cristiano Varella realiza atividades do movimento contra a crise na saúde

26/05/2017 13:14

fundação 1

fundação 2

fudação 3

fundação 4

A Fundação Cristiano Varella aderiu ao movimento realizado pela Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais (Federassantas) contra a crise na saúde. Nesta sexta-feira (26), pela manhã, o Hospital do Câncer de Muriaé realizou diversas atividades referentes à mobilização.

Por volta das 7h foi estendida uma faixa preta sobre parte do letreiro com o nome da Fundação Cristiano Varella (Bloco II), em sinal de luto. Esta faixa ficará no local até às 16h desta sexta-feira (26). Às 9h teve início distribuição de panfletos orientativos esclarecendo às pessoas que passavam pelo hospital do motivo da mobilização.

Em seguida, Sérgio Dias Henriques, diretor administrativo da Fundação Cristiano Varella concedeu entrevista à imprensa local falando sobre a importância desse movimento e porquê o Hospital do Câncer de Muriaé resolveu aderir a iniciativa, “apoiamos o manifesto na tentativa de somar forças em benefício dos pacientes assistidos pelo SUS-Sistema Único de Saúde”, declarou Sérgio e ainda completo, “precisamos fazer alguma coisa para tentar reverter essa situação”.

Na quinta-feira (25) todos os colaboradores que trabalham na Fundação Cristiano Varella receberam informações por e-mail sobre o movimento.

Vídeo

Um vídeo-arte, produzido pela Federassantas foi disponibilizado nesta quarta-feira (24) nas redes sociais (facebook e twitter) da Fundação Cristiano Varella. O vídeo traz informações sobre as dificuldades enfrentadas pelos hospitais filantrópicos e faz um apelo para participação social. Com o objetivo de oferecer ao cidadão comum, usuário dos SUS, informações para que ele possa entender o que se passa e ajudar na cobrança às autoridades competentes.

Crise na saúde

Os hospitais filantrópicos atendem prioritariamente pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e dependem, em larga escala, dessa fonte de renda para se manter, porém, o repasse desses recursos não têm atendido às necessidades das instituições. Isso tem desencadeado uma deficiência na saúde financeira dos hospitais do estado de Minas Gerais.

Prefeitura de Patrocínio do Muriaé investe na segurança do trânsito

26/05/2017 13:02

 

foto 1

foto 2

O Secretário Municipal de Desenvolvimento, Infraestrutura e Urbanismo de Patrocínio do Muriaé, Dr. Rodolfo Dornelas, recebeu na última segunda- feira (22/05)  técnicos do DER (Departamento de Estradas de Rodagem).

O objetivo foi fazer uma avaliação visando melhorias na sinalização e estrutura na estrada de acesso à cidade, na altura do bairro Sapucaia e na estrada que liga Patrocínio a Barão do Monte Alto, próximo à Vila Klinger.

A ação, determinada pelo Prefeito Dr. Paulo Aziz,  foi realizada em atendimento a solicitações de moradores das localidades e visa melhorar as condições de segurança dos locais.

Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até 9 de junho

26/05/2017 9:54

vacina

Quem ainda não se vacinou contra a gripe terá mais uma oportunidade de se proteger contra a doença. O Ministério da Saúde irá prorrogar a campanha nacional até o dia 9 de junho. O esforço é para alcançar a meta de vacinação que, neste ano, é de 90%. A decisão foi anunciada nesta quinta-feira (25), durante reunião da Comissão dos Intergestores Tripartites (CIT) e teve como motivo à baixa adesão do público-alvo à campanha.

A campanha publicitária, que tem como padrinho o sambista Martinho da Vila, continuará sendo veiculada em TV aberta, rádio, nos meios impresso (jornais e revistas), mídia exterior (busdoor, placas em ruas e avenidas, abrigo de ônibus, metrô), no meio online (internet e com ações nas redes sociais). Até a manhã desta quinta-feira (25) foram vacinados 35,1 milhões de brasileiros. Esse total considera todos os grupos com indicação para a vacina, incluindo população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas com comorbidades. A população prioritária desta campanha, que não considera esses grupos, é de 54,2 milhões de pessoas. Desse total, 63,6% foram vacinados.

Para a 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, o Ministério da Saúde adquiriu 60 milhões de doses da vacina, garantindo estoque suficiente para a vacinação em todo o país. A coordenadora Nacional do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carla Domingues, alerta sobre a importância do público-alvo se imunizar o quanto antes para evitar a gripe e seus possíveis agravamentos. “É importante que a população da campanha se vacine neste período para ficar protegida quando o inverno chegar. A vacina demora 15 dias para fazer efeito no organismo, por isso o Ministério da Saúde planeja a campanha antes do inverno, período de maior circulação dos vírus da influenza”, destacou Carla Domingues.

Até o momento, nenhum grupo prioritário atingiu a meta de vacinação. Entre os públicos-alvo, os idosos registraram a maior cobertura vacinal, com 15,1 milhões de doses aplicadas, o que representa 72,4% deste público, seguido pelas puérperas (71,2%) e indígenas (68,6%). Os grupos que menos se vacinaram são as crianças (49,9%), gestantes (53,4%), professores (60,2%) e trabalhadores de saúde (64,2%). Além do grupo prioritário, também foram aplicadas 7,1 milhões de doses nos grupos de pessoas com comorbidades, população privada de liberdade e trabalhadores do sistema prisional.

Os estados com a maior cobertura de vacinação no país, até o momento, são: Amapá (85,7%), Paraná (78,1%), Santa Catarina (77,7%), Rio Grande do Sul (74%), e Goiás (70,1%). Já os estados com menor cobertura são: Roraima (47,9%), Rio de Janeiro (49%), Pará (52,1%), Mato Grosso (55,8%), Rondônia (56,2%), Acre (56,4%) e Mato Grsosso do Sul (57,1%). Entre as regiões do país, o Sul apresenta maio cobertura vacinal, com 76,3%, seguida pelas regiões Centro-Oeste (63,7%), Nordeste (62,3%); Sudeste (61,2%) e Norte (58,2%).

A vacina contra a gripe está disponível nos postos de vacinação para crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, além dos professores que são a novidade deste ano.

Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receber a vacina, sem a necessidade de prescrição médica. A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

SEGURANÇA – A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde em 2015 protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela OMS para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). A vacina contra influenza é segura e também é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, o ideal é realizar a imunização antes do início do inverno. O período de maior circulação da gripe vai do final de maio até agosto.

PREVENÇÃO – A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

É importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe – especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações – devem procurar, imediatamente, o médico. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

Sine Muriaé tem 12 vagas de empregos

26/05/2017 8:48
OCUPAÇÃO Nº DE VAGAS Exp. Meses Escolaridade Local de Trabalho Salário
Alinhador de Rodas 2 6 Ens. Fundamental Completo Muriaé/MG R$ 937,00
Artífice de Manutenção 1 6 Ens. Fundamental Completo Muriaé/MG R$ 1.200,00
Costureira de Máquinas Industriais 2 6 Não Exigida Muriaé/MG R$ 1.020,00
Encarregado de Horti-Frutti 2 6 Ens. Fundamental Completo Muriaé/MG R$ 1.297,00
Lavadeiro, em Geral (Vaga exclusiva para DEFICIENTE) 2 0 Não Exigida Muriaé/MG R$ 937,00
Mecânico de Automóvel (Obrigatório habilitação “B” e noções de informática) 1 6 Ens. Médio Completo Muriaé/MG R$ 937,00
Nutricionista 1 0 Ens. Superior Completo Muriaé/MG R$ 1.100,00
Nutricionista 1 6 Ens. Superior Completo Muriaé/MG R$ 937,00

Prazo para pagar a taxa de inscrição no Enem 2017 termina nesta quarta-feira

24/05/2017 9:09

enem

O prazo para os candidatos inscritos na edição 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pagarem a taxa de inscrição termina nesta quarta-feira (24), dentro do horário bancário. Todos os candidatos que não têm direito à isenção devem realizar o pagamento para garantir sua participação nas provas que, neste ano, acontecem nos dias 5 e 12 de novembro, dois domingos consecutivos.

O Enem 2017 teve pelo menos 6,5 milhões de inscrições. O último balanço divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) indicava que, às 15h de sexta-feira (19), o sistema registrou 6.535.884 inscritos.

Últimas horas

O ritmo de inscritos no último dia aumentou: só nas últimas sete horas (entre as 8h e as 15h), mais de 510 mil pessoas fizeram seu cadastro no site. A média neste período é de 1.224 novos inscritos por minuto. O prazo acabou às 23h59 de sexta.

A expectativa do Inep era de que cerca de 7 milhões de inscrições. De acordo com a assessoria de imprensa do Inep, o balanço final de participantes do Enem só será divulgado na próxima semana.

No ano passado, foram 9,2 milhões de inscritos – ou seja, até o momento, foram realizados o equivalente a 65% dos cadastros de 2016. Em 2015, o total foi de 8,4 milhões.

A taxa subiu para R$ 82 e o boleto precisa ser pago até 24 de maio. Para checar o status de sua inscrição e gerar o boleto, os candidatos devem acessar o site www.enem.inep.gov.br/participante.

Fonte: G1

Senar Minas oferece mais de 40 cursos na Semana do Fazendeiro em Viçosa

24/05/2017 8:49

 

Curso de Trator

Cursos Café Especial

Estande Senar Minas

Há vários anos contribuindo para a capacitação do produtor rural na Semana do Fazendeiro, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Minas) oferece mais de 400 vagas em 43 cursos em 29 áreas, entre eles o de Piscicultura Ornamental, que será realizado no evento pela primeira vez. As inscrições para pessoas com vínculo rural pelos Correios seguem até 9 de junho. Já pela internet, os interessados poderão se inscrever de 19 a 30 de junho.

Tradicional evento do agronegócio realizado pela Universidade Federal de Viçosa, a 88ª Semana do Fazendeiro ocorre entre os dias 16 a 22 de julho. O tema desta edição é “Produção Rural e Desenvolvimento: diversidade de pessoas, técnicas e resultados”.

Para a gerente regional do Senar Minas em Viçosa, Silvana Novais, essa é uma importante parceria que a entidade vem fazendo ao longo dos anos e com um crescimento constante. “Procuramos levantar a demanda dos produtores que não é atendida e também identificamos quais cursos precisam ser oferecidos em maior número para atender o público. Temos sempre muitos interessados pelos eventos do Senar, o que nos motiva a continuar”.

Nesse contexto, destaca-se a introdução dos eventos de Piscicultura Ornamental, que, segundo a gerente, foi devido ao sucesso de uma pequena amostra que o Senar Minas fez em seu estande no ano passado.

Inscrições

Para comprovar o vínculo rural, os interessados em participar devem apresentar o Cartão do Produtor Rural (CPR), a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ou a escritura de um imóvel. As inscrições para os demais – sem vínculo rural – estarão abertas a partir de 16 de julho na Secretaria da Semana do Fazendeiro, no campus Viçosa.

Podem se inscrever produtores rurais acima de 18 anos; seus familiares (até 2º grau de parentesco); trabalhadores do setor agropecuário; participantes de movimentos sociais vinculados ao meio rural; participantes de ONGs; e agentes municipais, estaduais e federais vinculados ao meio rural.

Estudantes de escolas agrotécnicas ou programas de menores aprendizes, com idade acima de 16 anos, poderão se inscrever nos cursos mediante comprovação de matrícula.

Os participantes poderão se inscrever em até dez atividades, nas modalidades Cursos e Dia de Campo, e em até 12 Oficinas Tecnológicas, em horários não conflitantes com outras atividades. As demais atividades, como leilões, exposições, feira comercial e atividades culturais são de livre acesso para todos os visitantes da Semana do Fazendeiro.

Outros detalhes sobre o evento estão disponíveis no site www.semanadofazendeiro.ufv.br .

Confira os cursos

– Administração de Propriedades Rurais em regime de Economia Familiar: 18 a 20 de julho.

– Agricultura de Precisão: quatro turmas de 18 a 21 de julho.

– Cafés Especiais – Torra: quatro turmas de 18 a 21 de julho.

– Cafés Especiais: duas turmas nos dias 18 e 20 de julho.

– Casqueamento e Ferrageamento de Equídeos: 17 a 21 de julho.

– Classificação e Degustação de Café: 17 a 20 de julho.

– Confecção de Agulheiro: duas turmas nos dias 17 e 20 de julho.

– Confecção de Bordado no Feltro: duas turmas nos dias 17 e 20 de julho.

– Confecção de Marcador de Livro: duas turmas nos dias 18 e 21 de julho.

– Confecção de Pano de Prato Bordado: duas turma nos dias 18 e 19 de julho.

– Confecção de Porta-treco Bordado no Feltro: duas turmas nos dias 19 e 21 de julho.

– Doma Racional de Equídeos: 17 a 21 de julho.

– Fabricação de Compotas, Frutos Cristalizados, Geleias e Doce em Pasta: 18 a 21 de julho.

– Manutenção de Trator Agrícola: 17 a 21 de julho.

– Operação e Manutenção de Motosserra: 19 a 21 de julho.

– Operação e Manutenção de Roçadora: 17 e 18 de julho.

– Peixe Ornamental – Beta: 18 de julho.

– Peixe Ornamental – Kinguio: 20 de julho.

– Peixe Ornamental: Acará Bandeira: 21 de julho.

– Peixe Ornamental: Guppy: 19 de julho.

– Planejamento e Implantação de Jardins: 17 a 20 de julho.

– Produção Artesanal de Doce de Leite em Barra: 18 de julho.

– Produção Artesanal de Doce de Leite em Pasta: 17 de julho.

– Produção de Derivados de Café: duas turmas de 17 a 20 de julho.

– Produção de Iogurte Grego, Natural, Boursin e Petit Suisse: 20 e 21 de julho.

– Produção de Móveis de Bambu: 18 a 21 de julho.

– Produção de Queijo Minas Frescal, Minas Padrão e Meia Cura Trufado: 19 e 20 de julho.

– Qualidade do Café na Classificação e Degustação de Café: duas turmas nos dias 17 e 19 de julho.

– Transformação de Produtos de origem Animal em Embutidos e Defumados: 17 a 21 de julho.

Sine Muriaé disponibiliza hoje 14 vagas de empregos

24/05/2017 8:38
OCUPAÇÃO Nº DE VAGAS Exp. Meses Escolaridade Local de Trabalho Salário
Costureira de Máquinas Industriais 2 6 Não Exigida Muriaé/MG R$ 1.020,00
Costureira em Geral 2 6 Ens. Fundamental Incompleto Muriaé/MG R$ 974,00
Costureira em Geral (VAI TRABALHAR NA MÁQUINA PESPONTADEIRA) 2 6 Não Exigida Muriaé/MG R$ 937,00
Garçom (OBRIGATÓRIO EXPERIÊNCIA NA CARTEIRA) 1 6 Ens. Médio Completo Muriaé/MG R$ 60,00
Lavadeiro, em Geral (Vaga exclusiva para DEFICIENTE) 2 0 Não Exigida Muriaé/MG R$ 937,00
Mecânico de Automóvel (Obrigatório habilitação “B” e noções de informática) 1 6 Ens. Médio Completo Muriaé/MG R$ 937,00
Mecânico Eletricista de Caminhão 1 6 Não Exigida Muriaé/MG R$ 937,00
Nutricionista 1 0 Ens. Superior Completo Muriaé/MG R$ 1.100,00
Nutricionista 1 6 Ens. Superior Completo Muriaé/MG R$ 937,00
Recepcionista Atendente (Vaga exclusiva para DEFICIENTE) 1 6 Ens. Médio Completo Muriaé/MG R$ 937,00