CESEC Bias Fortes realiza projeto sobre Eleições 2014

19/09/2014 17:11

O cientista político "Grego" foi entrevistado e falou sobre a importância do voto

No parágrafo único de seu artigo 1º, a Constituição Federal de 1988 afirma que “Todo o poder emana do povo”. A frase, muito utilizada nesta época em que se aproximam as Eleições, exige uma boa análise por parte da população, que é a responsável por designar, por meio do voto, os indivíduos que irão representar a Nação.

Com o objetivo de contribuir com esta análise e conscientizar seus alunos em relação à importância do voto, o CESEC Governador Bias Fortes promoveu, em suas dependências, na última quarta-feira (17), um momento cultural, com entrevista, debate e encerramento do “Projeto Eleições Conscientes 2014”.

A iniciativa foi voltada para a comunidade escolar, formada, em sua maioria, por alunos com mais de 16 anos e, portanto, eleitores. Segundo a diretora do CESEG, Carmen Lucia Filipini, ao longo dos últimos meses, professores e estudantes e se dedicaram ao projeto, realizando trabalhos, pesquisas e debates.

O ponto alto da noite de quarta-feira foi a entrevista com o empresário Ioannis Konstantinos Grammatikopoulos, o “Grego”, formado em Administração e Gestão Polícia. Ele participou do momento cultural na escola, tirando várias dúvidas dos alunos a respeito do Processo Eleitoral e da relevância da participação popular por meio do voto. Entre as principais perguntas, destacaram-se aquelas sobre Política, politicagem, votos brancos e nulos e, é claro, o voto consciente.

Homem é morto a machadadas na zona rural de Miradouro

19/09/2014 15:41

Um assassinato foi registrado, nesta manhã (19), na zona rural do município de Miradouro. A Polícia Militar foi acionada pelo dono da Fazenda Cachoeira do Brumado, que encontrou o corpo, caído e todo ensanguentado, no terreiro de sua propriedade.

A PM e a Perícia Técnica da Polícia Civil estiveram no local e o corpo foi localizado a cerca de dez metros da varanda da cozinha, que estava toda revirada, aparentando ter sido cenário de uma luta entre a vítima e o autor do crime. Ainda no local foi encontrado um machado cheio de sangue – provavelmente a arma usada para matar o homem, que apresentava afundamento de crânio com perda de massa encefálica.

A vítima não foi reconhecida pelos moradores e o corpo foi encaminhado para o IML de Muriaé. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Fonte e Fotos: Miradouro Notícias

Terço dos Homens completa cinco anos com celebração especial

19/09/2014 15:00

O Apostolado se reúne toda segunda-feira, na Igreja do Rosário

Os cinco anos do “Apostolado do Terço dos Homens” foram comemorados, na noite de segunda-feira (15), com uma celebração especial, na Igreja Nossa Senhora do Rosário, presidida pelo Padre Cícero Machado, pároco da Matriz São Paulo.

Os membros do apostolado, acompanhados de seus familiares e amigos, participaram da cerimônia e festejaram a ocasião, compartilhando momentos de graça e oração. Na oportunidade, Padre Cícero ressaltou a importância do Terço, que incentiva os homens na busca de Deus e na permanência em Seus caminhos, por intercessão de Nossa Senhora.

Surgido em 14 de setembro de 2009, o Terço dos Homens é rezado todas as segundas-feiras, a partir das 20h, na Igreja do Rosário – a 1ª de Muriaé. Durante 40 minutos, cerca de 130 participantes meditam e cantam, rendendo graças a Deus e a Maria.

O movimento foi idealizado pelo Padre Paulo Roberto, a partir de um exemplo visto por ele no Nordeste, durante uma viagem. Naquela época, à frente da Paróquia São Paulo, o sacerdote vislumbrou na iniciativa uma forma de incentivar os homens de Muriaé à oração comunitária.

O projeto acabou sendo levado a outros bairros, através de antigos membros. Desta forma, o “Apostolado do Terço dos Homens” tem contribuído para que seus participantes se aproximem mais das comunidades em que vivem, levando mensagens de paz, amor e solidariedade.

Adolescente é morto a tiros no Cerâmica

19/09/2014 14:42

O adolescente foi baleado em uma mercearia, ao lado de sua casa

Mais um homicídio foi registrado neste ano em Muriaé. A vítima é Leonardo Oliveira Miranda, de 17 anos, morto a tiros, nesta manhã, na Rua Dejair Dias de Carvalho, no Bairro Cerâmica.

O crime aconteceu por volta das 09h30, quando o adolescente estava em uma mercearia ao lado de sua casa. Testemunhas relataram que duas pessoas chegaram a pé e começaram a atirar, fugindo em seguida. Dois disparos atingiram Leonardo, que foi socorrido por moradores do bairro e levado para o Hospital São Paulo – aonde já chegou morto.

O crime está sendo investigado pela Polícia, que ainda não tem suspeitos.

População de Eugenópolis faz manifestação contra fechamento de hospital

18/09/2014 18:14

Mais de 1.500 manifestantes protestaram em frente à Prefeitura

Empresários foram convocados para reunião com manifestantes

Mais de 1.500 pessoas se reuniram, na tarde da última segunda-feira (15), em frente à Prefeitura de Eugenópolis, em protesto contra o possível fechamento do Hospital São José. Quase uma semana antes, no dia 10, a cidade já havia presenciado uma manifestação menor, tendo à frente o morador Carlos Henrique Silva.

Para este segundo movimento, Carlos Henrique se reuniu com várias empresas, na Câmara Municipal. Segundo ele, todas estão dispostas a contribuir e cobrir a dívida contraída pelo município de Eugenópolis com o Pronto-Socorro, conforme proposta apresentada.

O manifestante também ressaltou que havia enviado convites aos representantes do Executivo, entre eles, o prefeito. Nenhum deles compareceu ao encontro. “Como já era de se esperar, não existe, por parte do prefeito, a intenção de se resolver a pendência. É salutar informar que o hospital também está cometendo varias arbitrariedades como a não prestação de contas à Prefeitura há mais de cinco anos – o que deveria ser feito todo mês. Até o momento pelo que investiguei, o presidente da instituição se afastou do cargo”, ressaltou Carlos Henrique durante a reunião.

Durante a manifestação – jamais vista na história do município –, também foi apresentado um abaixo-assinado, pedindo a impugnação do mandato do prefeito Jorginho. O objetivo é que o documento chegue a 3 mil assinaturas para ser apresentado à Câmara.

Os manifestantes aguardam agora a visita de um especialista em Gestão Hospitalar para analisar a situação da entidade, que enfrenta uma crise financeira o corre o sério risco de ser fechada. Vale ressaltar que, além de Eugenópolis, o Hospital é responsável pelo atendimento das cidades de Patrocínio do Muriaé e Antônio Prado de Minas.

Fotos: Portal Eugenópolis

Bloco de Moda – Por Wagner Penna

18/09/2014 17:44

Calendário

Como já dissemos várias vezes, a diferença de estações entre os hemisférios norte e sul permite que a moda aqui fique bem adiantada. É que os lançamentos são feitos com muita antecedência e, assim, a diferença favorável para cá chega a ser de mais de seis meses. Um exemplo são os temas florais, que foram forte nos lançamentos de Nova York e Londres, neste mês de setembro, e já chegaram aqui, assim, bem rapidinho, em algumas coleções de pronta-entrega. No mundo digital, tudo é rapdinho.

Minas Trend

A Minas Trend entra na reta final – com mais de duzentos estandes vendidos. E, diga-se, uma fila de espera enorme. No quesito desfile, a feira terá dois dias e muita novidade: a Raquel Mattar entra pela primeira vez na passarela, a Patrícia Motta deixou São Paulo e voltou para Minas Trend – e a Alessa também. A GIG chegou a entrar, mas resolveu optar pela São Paulo Fashion Week. Assim, o  line-up dos desfiles ficou (até agora) com Vivaz, Lucas Magalhaes, Mabel Magalhaes, B.Bouclé, Rogerio Lima, Plural, GIG, Fabiana Milazzo e Faven. Também nos estandes tem muitas grifes conhecidas, estreando, entre elas, a Patrícia Viera e a Anne Fernandes.

Nude

Para equilibrar o excesso de brilhos que até aqui vinha marcando a chamada moda-festa, algumas grifes estão apostando em cores mais suaves e bacanas – como o nude. É o caso da Kalandra, que usa o tom tanto para criar suas peças da linha Evening Dress (vestidos mais glamourosas) e CocktailDress (para ocasiões com figurino menos rígido). “O nude, inclusive, faz parte da cartela fixa da grife, pois a cor é muito demandada pelas nossas clientes, maioria mães da noiva e madrinhas de casamento. Elas gostam da cor porque é chique, discreta e combina com tudo”, explica Ana Flávia de Castro Braga, diretora da marca. Bacana, não?

VAIVÉM

  • Como se não bastasse o sucesso com os modelitos de roupas em estampas exclusivas da Fleche d’Or na nova loja do BH Shopping (em Beagá), também os acessórios da marca estão provocando o maior tititi entre a mulherada elegante. São pulseiras, bolsas, colares, cintos e afins bacanésimos. A linha em correntes douradas e negras, é top! ***
  • Depois da flores estampadas em Nova York, os desfiles no hemisfério norte para o verão 2015 apontaram as flores em 3D (elas são aplicadas) nos desfiles de Londres. Mas espanto mesmo foram as transparências. Agora, vem Milão e Paris. Aguardem! ***
  • A região do Prado, em Beagá, onde se concentram as principais grifes de pronta-entrega mineira, está se renovando. Levantamento da coluna, mostra que, pelo menos, 10 novas marcas ali estão mudando o estilo, os preços e até o conceito da área. Depois, conto mais ***

PONTO FINAL

A noticia fashion da semana, foi a saída do irreverente e criativo Jean Paul Gaultier do prêt-à-porter francês, inclusive com ultimo desfile já marcado para o próximo dia 27. Diz o estilista que vai se dedicar somente à alta-costura e aos perfumes, pois não aguenta a pressão das mudanças semestrais para vender a moda-pronta-para-usar. Ele está certo. E tem mais: muita gente da moda internacional está louca para fazer o mesmo.

Familiares procuram por adolescente desaparecida em Muriaé

18/09/2014 15:50

A adolescente está desaparecida desde o dia 1º de setembro

Está desaparecida, há quase 20 dias, a muriaeense Paloma Laurindo Mayrink, de 16 anos. Os familiares pedem a quem tiver informações que entrem em contato, pois estão desesperados em busca da adolescente.

A família reside no Bairro São José, onde Paloma foi vista pela última vez, no final da tarde do dia 1º de setembro, uma segunda-feira. Segundo o pai, a filha saiu de casa e não voltou mais.

Paloma Laurindo Mayrink é morena, tem 1,60 m de altura, olhos e cabelos castanhos escuro. Quando desapareceu, ela usava um short jeans e uma blusa de malha branca.

Informações sobre o paradeiro da jovem podem ser comunicadas à Polícia, através do 190, ou ao Conselho Tutelar, pelo telefone (32) 3722-3394. A ocorrência já foi registrada junto à Polícia Militar.

 

Votorantim Metais desenvolve ações para prevenir incêndio florestal

18/09/2014 15:29

Agricultores da Zona da Mata foram visitados por analistas ambientais da VM

Conscientizar os agricultores sobre os riscos de incêndio provocado pelas queimadas, principalmente nesta época do ano, em que o clima está muito seco e favorece a propagação do fogo. Este foi o objetivo do projeto “VM vai à Comunidade”, que integra o Programa de Educação e Comunicação Socioambiental (PECA), realizado pela Votorantim Metais em parceria com a ONG MinasVida, durante os dias 27 de agosto, 1º e 2 de setembro na Zona da Mata Mineira.

Analistas ambientais visitaram 55 propriedades rurais em comunidades de Muriaé, Miraí e São Sebastião da Vargem Alegre para conversar com agricultores e orientar sobre os riscos das queimadas, suas consequências para a saúde do ser humano e para o meio ambiente. Também abordaram as principais causas de incêndios florestais.

De acordo com a analista Ambiental, Ingrid Portela, que participou da ação, muitas vezes, as queimadas são utilizadas pelos pequenos agricultores porque não há coleta de lixo nas áreas rurais e por causa do mito de que a vegetação crescerá mais verde: “A queimada é utilizada com finalidade de limpar o solo para o plantio. Mas esta prática não traz nenhum benefício ao produtor rural. Pelo contrário, queimadas causam erosão e eliminam nutrientes fundamentais à cultura vegetativa”, explica a analista.

Ainda segundo ela, a maior parte dos pequenos proprietários rurais está informado a respeito dos perigos das queimadas, que podem destruir pastagens, matar animais e até mesmo propriedades inteiras, caso o fogo se alastre: “Os agricultores sabem que precisam do solo e do ambiente para sobreviver e, por isso, a interação foi muito positiva, pois levamos mais informações sobre educação ambiental. Planta-se a semente da consciência”, avalia Ingrid.

Programa de Educação e Comunicação Socioambiental

As Unidades Alumínio da Zona da Mata da Votorantim Metais desenvolvem o Programa de Educação e Comunicação Socioambiental (PECA), desde 2001, com o objetivo de disseminar a viabilidade ambiental da atividade minerária, por meio do conhecimento sobre o Meio Ambiente, a fim de ajudar à sua preservação, à sua utilização sustentável e à busca de valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e demais espécies que habitam o planeta.

A iniciativa auxilia, também, a comunidade, professores, estudantes, colaboradores e seus familiares a analisar criticamente conservação dos recursos naturais. Já foram atendidas mais de 56.000 pessoas ao longo do Programa, envolvendo a comunidade da região, entre escolas e professores, além de empregados da Votorantim Metais e seus familiares.

Sobre a Votorantim Metais

A Votorantim Metais é uma empresa do Grupo Votorantim, um dos maiores conglomerados empresariais da América Latina. A companhia possui dezessete unidades: onze no Brasil, quatro nos Estados Unidos, uma na China e uma no Peru. A Empresa é a maior fabricante de níquel eletrolítico da América Latina, líder no mercado brasileiro de alumínio e uma das cinco maiores produtoras de zinco do mundo.