Governo de MG decreta emergência em mais de 150 cidades por surto de febre amarela

16/01/2017 8:40

mosquito-haemagogus

Cidades da região estão entre as áreas com surto de febre amarela

O governo de Minas Gerais decretou situação de emergência em saúde pública por 180 dias nas áreas do estado onde há surto de febre amarela. O decreto contempla 152 cidades no entorno de Coronel Fabriciano, Governador Valadares, na Região Leste, Manhumirim, na Zona da Mata, e Teófilo Otoni, no Vale do Jequitinhonha e Mucuri. Em Minas, 30 pessoas morreram com sintomas da doença neste ano.

Deste total, 10 mortes são consideradas prováveis, pois os pacientes tiveram exame laboratorial preliminar positivo, conforme o último Informe Epidemiológico divulgado pelo governo.

O decreto autoriza a adoção de medidas administrativas necessárias à contenção do surto, em especial a aquisição de insumos, materiais e a contratação de serviços estritamente necessários ao atendimento da situação emergencial. Fica admitida também a contratação de pessoal para ajudar no combate à doença e autorizada a criação de um comitê para monitoramentos dos casos e prevenção, que recebe o nome de sala de situação. Durante a validade da situação de emergência, poderá haver dispensa de licitação.

Das 152 cidades abrangidas, 21 apresentam casos notificados e prováveis de febre amarela. A secretaria esclarece que é adotada a estratégia de ampliar a área de atenção para facilitar o monitoramento de casos. A condição de surto ocorre quando há um aumento do número de casos de determinada doença em relação ao esperado em uma região localizada.

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus, que pode levar à morte em cerca de uma semana se não for tratada rapidamente. De acordo com o Ministério da Saúde, a doença é transmitida por mosquitos e comum em macacos, que são os principais hospedeiros do vírus.

A Secretaria de Estado de Saúde afirma que a transmissão na área rural está relacionada ao mosquito Haemagogus. A febre amarela também é transmitida pelo Aedes aegypti, mas somente em ambiente urbano. O órgão afirma que não recebeu nenhuma notificação de caso em área urbana.

Notificações de febre amarela
Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou, na tarde desta quinta-feira (12), que as notificações de mortes de pessoas com suspeita de febre amarela subiram para 30 em Minas Gerais em 2017. Em relação ao último balanço, são 16 novos óbitos suspeitos. O número de casos suspeitos chegou a 110.

Segundo a SES, das 30 mortes, dez são óbitos prováveis da doença, porque os pacientes tiveram exame laboratorial preliminar positivo. A confirmação ainda depende de mais investigação. Essas ocorrências foram em quatro municípios do Vale do Rio Doce – Piedade de Caratinga (3), Ubaporanga (1), Ipanema (1) e Itambacuri (1) – e em duas cidades do Vale do Mucuri – Ladainha (3) e Malacacheta (1).

Já as notificações de casos suspeitos subiram, em relação ao último balanço, de 48 para 110. Segundo a secretaria, 20 são casos prováveis e se referem a homens, com média de idade de 42 anos.

A cidade com maior número de notificações é Ladainha, onde 31 suspeitas foram registradas. Na sequência, aparecem três cidades do Vale do Rio Doce: Caratinga, com 20 registros, Imbé de Minas, com 14, e Piedade de Caratinga, com 12.

Também há ocorrência de casos suspeitos em Entre Folhas (2), Inhapim (2), Ipanema (4), Itambacuri (5), São Domingos das Dores (1), São Sebastião do Maranhão (1) e Ubaporanga (6), no Vale do Rio Doce; Frei Gaspar (1), Malacacheta (4), Poté (6) e Setubinha (1), no Vale do Mucuri.

Em Minas, conforme a SES, 13 cidades tiveram registro de morte ou aparecimento de primatas doentes. Seis delas – Ipatinga, Água Boa e São Pedro do Suaçuí, no Vale do Rio Doce, Durandé e Simonésia, na Zona da Mata, e Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri – não tem registros de casos suspeitos em humanos.

As cidades próximas a Muriaé que estão na área de surto são:
Alto Caparaó
Caiana
Caparaó
Carangola
Divino
Espera Feliz
Faria Lemos
Fervedouro
Manhuaçu
Pedra Dourada
Tombos

Com informações: G1 Zona da Mata

Para maiores informações e lista completa das cidades: G1 Zona da Mata 

Muriaé pode receber unidade da APAC nos próximos meses

16/01/2017 8:18

apac01

apac03

apac02

Uma das principais e mais efetivas parceiras do estado de Minas Gerais, no que diz respeito à ressocialização de detentos, a Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC) está perto de se instalar em Muriaé. Em reunião realizada na manhã de terça-feira (10), no Centro Administrativo, o prefeito Grego declarou-se sensível à causa e disposto a cooperar com a implantação de uma unidade no município.

O encontro teve ainda a participação da secretária municipal de Educação, Maria da Conceição Rodrigues de Souza, a Nininha; do deputado estadual Dr. Wilson Batista; do vereador Reginaldo Roriz; da promotora de justiça da comarca de Muriaé, Jackeliny Rangel; e do diretor de Políticas de APAC da Secretaria de Estado de Defesa Social, Matheus Henrique Cunha, além de diretores de presídios e penitenciárias de Muriaé e região e da representante da Defensoria Pública, Lucimar Freire.

O local mais cotado para abrigar a unidade da APAC em Muriaé é a antiga Escola Municipal Família Agrícola, localizada na zona rural de Pirapanema. Abandonada há mais de uma década, a instituição é considerada ideal para o trabalho de ressocialização por possuir estruturas físicas adequadas – sendo necessárias apenas pequenas reformas para instalação de celas – e ampla área ao ar livre para a realização das atividades laborais.

– A APACo é uma alternativa importante para desafogar o sistema carcerário do estado, promovendo a ressocialização de detentos de bom comportamento a um custo menor que o usual e, o mais importante de tudo, contando com índice de reincidência muito abaixo do que é observado em cadeias comuns – informa Matheus Cunha. Segundo ele, havendo a rápida concessão do espaço por parte do município, a unidade poderá ficar apta a funcionar ainda no primeiro semestre deste ano. O diretor informa ainda

A estimativa é que a Escola Família Agrícola tenha capacidade para abrigar até 200 detentos em ressocialização. Inicialmente, porém, o trabalho deverá ser feito com cerca de 70 participantes, com crescimento gradual realizado de acordo com o andamento das atividades.

– Muriaé se coloca à disposição para cooptar 100% da demanda existente na comarca. Estando dentro da capacidade do local, vamos ajudar a ressocializar todos os detentos que estiverem em condições de participar da APAC na cidade – ressalta Grego. O prefeito deverá participar, na provável data de 31 de janeiro, à visita técnica para conhecer o funcionamento da unidade existente em São João Del Rei, considerada modelo.

Atualmente, a Penitenciária Regional Doutor Manoel Martins Lisboa Júnior, em Muriaé, conta com 670 presos – quase 70% a mais em relação à sua capacidade total, que é de 396 pessoas.

O método da APAC tem sido praticado pelo Governo de Minas Gerais, sob recomendação do Tribunal de Justiça do estado, desde 2006. O sucesso dos índices de ressocialização – apenas cerca de 10% dos participantes se tornam reincidentes – e o baixo custo para manutenção dos detentos – cera de 1/3 do valor observado em penitenciárias do sistema comum – são fatores determinantes para a instalação de novas unidades.

Candidatos à designação 2017 podem consultar instruções complementares on-line

16/01/2017 7:37

fff

Chamada inicial para designação via web em sistema informatizado será realizado no período de 18 a 24 de janeiro

Secretaria de Estado de Educação (SEE) divulgou na edição desta sexta-feira (13/1) do Diário Oficial Minas Gerais as instruções complementares referentes ao processo de designação on-line de candidatos ao exercício das funções públicas na rede estadual de ensino em 2017.

Segundo o documento, o candidato deverá fazer a escolha das vagas relacionadas à sua inscrição no site www.seedesignaonline.educacao.mg.gov.br, das 9h do dia 18 janeiro às 23h do dia 24 do mesmo mês. O site estará disponível a partir do dia 18 de janeiro.

Ao iniciar o processo de escolha de vagas, o candidato inscrito, concursado ou não, deverá indicar a ordem de sua preferência quanto ao município ou funções para as quais se inscreveu. O candidato fará a escolha da vaga, marcando de uma até a totalidade das escolas do município. Ele deverá indicar também o turno de preferência.

O candidato não inscrito, concursado ou não, que participar da escolha de vagas, deverá registrar as seguintes informações no sistema on-line de designação: habilitação, dados pessoais em cadastro básico; o cargo e município desejados; e também a escolha e priorização das vagas, escola e turno de preferência.

Confira aqui as instruções complementares.

Os candidatos que tiverem dúvidas sobre o processo de designação devem procurar as Superintendências Regionais de Ensino.

Etapas
A designação on-line será realizada em processo único, com a distribuição das vagas realizada em duas etapas, conforme Cronograma de Designação de 2017, publicado no Diário Oficial Minas Gerais do dia 30 de dezembro.

Na primeira etapa ocorrerá a disponibilização e o preenchimento das vagas, de acordo com o comporta da escola e a manifestação de preferência do candidato. Já a segunda etapa ocorrerá quando a vaga ofertada na primeira rodada não for preenchida, em decorrência da não comprovação das informações pelo candidato ou não comparecimento em tempo hábil.

O candidato que obtiver êxito na designação será comunicado da atribuição da vaga por e-mail e será informado sobre a escola, o dia e o horário no qual deverá se apresentar. Ele também poderá consultar no site www.seedesignaonline.educacao.mg.gov.br a sua situação, utilizando login e senha.

Na primeira rodada de distribuição de vagas, o candidato selecionado deverá se apresentar na escola indicada no dia 27 ou 30 de janeiro, de 8h às 17h30, e na segunda rodada a apresentação deverá ser no dia 3 ou 6 de fevereiro, de 7h às 17h30.

As informações fornecidas pelo candidato no ato de sua inscrição e quando da escolha de vagas no processo da designação on-line deverão ser comprovadas no momento da apresentação da documentação na escola. A não comprovação, pelo candidato, das informações implicará na dispensa ou desclassificação do processo.

Designação presencial
Os professores regentes de aula ainda terão que participar do processo de designação na modalidade presencial, devido à complexidade de gestão de uma carga horária fragmentada em até 16 h/a semanais de regência.

As designações serão processadas diretamente nas escolas ou em polos ou em micropolos, nos dias e horários determinados nos respectivos editais, conforme especificidade e definição de cada Superintendência Regional de Ensino (SRE). A chamada inicial para designação presencial será realizada no período de 18 a 26 de janeiro.

As vagas disponíveis para a designação presencial e os editais serão publicados no site  http://controlequadropessoal.educacao.mg.gov.br/divulgacao.

Resolução do Quadro de Pessoal
No Diário Oficial de Minas Gerais desta sexta-feira também foi republicada a Resolução SEE nº 3.205. O documento estabelece normas para a organização do quadro de pessoal das escolas estaduais e a designação para o exercício de função pública na rede estadual de educação básica.

Confira aqui o documento

Lista de Classificação
Com inscrições realizadas entre os dias 21 de novembro e 07 de dezembro, o cadastro recebeu um número recorde de inscritos: foram 1.117.996 inscrições de 564.628 candidatos interessados a pleitear vagas de designação na rede estadual de ensino.

Desse total, 34% dos inscritos fizeram uma inscrição, 14% fizeram duas inscrições e 45% concluíram três inscrições. Também tiveram candidatos que fizeram o cadastro no site, mas não fizeram nenhuma inscrição. Esse número representa 7% do total de inscritos.

Alteração no trevo da Casa de Saúde segue até dia 19

16/01/2017 7:12

IMG_3059

Até a próxima quinta-feira (19), os semáforos instalados no trevo entre a Avenida JK, a rua Efigênia de Freitas Silva e a ponte da Casa de Saúde funcionarão em modo de atenção – ou seja, com o farol amarelo piscando de forma intermitente.

Outra mudança se dá em relação ao transporte coletivo urbano. Até a mesma data, o ponto de parada dos ônibus que fazem as linhas Aeroporto, Circular, João XXIII, Planalto e Santana volta a ser na Praça Coronel Pacheco de Medeiros.

Assim, somente os veículos que circulam pela Avenida JK, no sentido Centro-Barra, poderão convergir à esquerda no trevo, subindo pela rua Efigênia de Freitas Silva. Todas as outras conversões à esquerda naquele ponto continuam proibidas.

O Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (Demuttran) ressalta que a alteração tem caráter experimental e se dá somente até 19 de janeiro. Já no dia seguinte, todo o trânsito no local volta a funcionar como estava, incluindo com o retorno do ponto de ônibus para a Avenida JK, em frente ao UAI.

Municípios da base do deputado Braulio Braz recebem recursos para a educação

13/01/2017 13:56

Braulio Braz - empresario Belo Horizonte 02/02/2006

O deputado Braulio Braz acredita que a educação escolar é um dos pilares propulsores a nos levar ao desenvolvimento, por isso, ao longo de seus mandatos, sempre lutou para melhorar a qualidade do ensino e a infraestrutura das escolas Estaduais e municipais das cidades da sua área política. Recentemente, o parlamentar recebeu comunicados do Governo do Estado, informando que diversos municípios da sua base de atuação foram contemplados com investimentos destinados às Escolas Estaduais (EE). As verbas são para reformas, construções de rampas de acesso, muros, ampliações de pátios cobertos, vedações de telhados e substituições de forros.

Confiram quais foram as cidades beneficiadas e as suas respectivas escolas: Alfredo Vasconcelos: EE Nossa Senhora do Rosário; Antônio Prado de Minas: EE Geraldo Rocha; Bicas: EE Deputado Oliveira Souza; Brás Pires: EE José Alves de Magalhães; Caputira: EE Padre Alfredo Kobal; Carangola: EE Emília Esteves Marques, EE Benedito Valadares e EE Professor Augusto Amarante; Cataguases: EE Guido Marliere, EE Marieta Soares Teixeira, EE Doutor Norberto Custódio Ferreira e EE Professor Quaresma; Fervedouro: EE Joaquim Bartholomeu Pedrosa; Lajinha: EE Hermínia Ribeiro de Souza; Manhumirim: EE Alfredo Lima; Matias Barbosa: EE Cônego Joaquim Monteiro; Muriaé: EE Columba Teixeira e Silva, EE Professor Mário Macedo, EE Professor Orlando de Lima Faria, EE Professor Gonçalves Couto e EE Padre Maximino Benassati; Padre Paraíso: EE Presidente João Pinheiro e EE Doutor Cândido Ulhoa; Palma: EE Artur Bernardes; Recreio: EE Olavo Bilac; Rio Pomba: EE Padre Manoel de Jesus Maria; Santana do Deserto: EE Dyrce José da Silva e Souza; Vieiras: EE Assis Brasil; Santa Margarida: EE Violeta Mageste Pereira, EE Padre Bento de Souza Lima e EE Dalila Cerqueira Pessoa.

No total, o Governo destinou R$ 9.004.070,80 (nove milhões, quatro mil e setenta reais e oitenta centavos), para 32 escolas, de 19 municípios da Zona da Mata Mineira.

Quanto aos investimentos obtidos, o deputado afirma: “A educação deve ser prioridade absoluta na construção da Minas Gerais que queremos. Por isso, é essencial que o Governo invista, melhore a qualidade do ensino, a infraestrutura das escolas, valorize os professores, incentive aos alunos e a sociedade a participarem de todo esse processo”.

Desmitificando o que você precisa saber sobre web hosting

13/01/2017 12:20

FOTO 1 MATERIA PAGA

foto 2 materia paga

Atualmente é muito acessível e fácil de possuir um site. Você tem plataformas gratuitas como Joomla e WordPress, que são fáceis de usar, e domínios que custam muito barato anualmente, e contas de hospedagem compartilhada que podem ser encontrada por menos de 30 reais por mês.

Então basicamente, todos podem ter seu próprio pedaço de terra da World Wide Web. Se você é um novato, e quer saber tudo sobre hospedagem na web, então você veio ao lugar certo. Prepare sua caneca de café, leia este artigo completamente, e até o final dele e você vai entender como sites e web hosting funcionam.

O que é hospedagem web?

Simplificando, hospedagem web permite que organizações e indivíduos possam colocar seus sites online. Isso significa que uma empresa de hospedagem web fornece espaço em seus servidores e hospeda arquivos que seu site e, ao mesmo tempo, fornece conectividade à internet para outros computadores para acessá-lo.

Para ser claro, você precisa estar ciente de que um site é uma série de vários arquivos como imagens, vídeos e arquivos HTML, e eles são todos interligados. Assim, para que esses arquivos estejam online e em seu site, eles têm que estar em um “supercomputador”, ou servidor, que tenha uma conexão de internet de alta velocidade.

Como escolher a melhor hospedagem?

Uma vez que a estabilidade de acesso pode ser o fator para que um cliente faça uma compra ou entre em contato com sua empresa, é necessário possuir um serviço correto de hospedagem de sites. Por isso, faz e necessário escolher um plano que esteja de acordo com as necessidades do seu negócio ao mesmo tempo em que leva em conta fatores como espaço de armazenamento, suporte, plataforma de auxílio e banco de dados.

Há diversas empresas no mercado que oferecem este tipo de serviço, como por exemplo a 1&1. Tenha em mente que você precisa avaliar sempre o plano que o satisfaça e atenda o seu tipo de negócio.

Como controlar a hospedagem?

Ótimos serviços de hospedagem contam com um dashboard de controle completo e organizado para facilitar a administração. Por meio dele é possível gerenciar o banco de dados, estatísticas,  e-mails e verificar a velocidade, instalar aplicativos etc.

Quais são os tipos de serviços de Web Hosting?

De modo geral, uma grande variedade de produtos de Web Hosting encontra-se disponível a todos os que desejam ingressar e possuir um espaço na web. A maioria dos serviços de são adaptados às necessidades do mercado de massa (hospedagem de sites gratuita, hospedagem compartilhada, revenda de hospedagem), enquanto outros possuem um público-alvo mais específico e profissional (serviços de hospedagem dedicados, administrados, em nuvem).Com estes pontos em mente você praticamente está pronto para para dar o pontapé inicial e procurar a melhor opção para o seu site. Lembre-se de procurar na internet a reputação dessas empresas e experiência de outros usuários com o mesmo produto que você está buscando.

 

Nós do Jornal de Muriaé desejamos Boas Festas a todos os nossos parceiros e amigos de caminhada!

31/12/2016 22:50

mensagem11111

Idosos do Lar Ozanam recebem presentes de “Papai Noel”

22/12/2016 15:24

15590079_1298847723494780_4567064348619871949_n

15492525_1298848246828061_5309833723092723908_n

15589692_1298848846828001_7098166582066813310_n

15401110_1298848770161342_6311471891722838025_n

15578614_1298848553494697_8526706148308212015_n

15492317_1298848370161382_5739409264266429941_n

15621711_1298848243494728_4313907286643548015_n

15590622_1298848496828036_7094481004621918114_n

15590527_1298848306828055_909863330168194242_n

15590426_1298848920161327_2827831838632490111_n

Uma experiência realizada por muitas pessoas e conhecida na internet ganhou vida e aconteceu também em Muriaé. Júlia Neri, professora de Língua Portuguesa, após tomar conhecimento de algumas campanhas que foram realizadas em cidades do Brasil para arrecadar presentes para idosos no Natal, resolveu fazer o mesmo. Ela entrou em contato com a direção do Lar Ozanam, entidade que abriga os idosos da cidade, e pediu à Assistente Social que realizasse com os idosos uma pesquisa para descobrir o que eles “queriam do Papai Noel”. Conforme foram dizendo, a Assistente anotou e enviou uma lista para Júlia, que a divulgou no facebook, entre seus familiares e seus amigos.

Segundo a Professora, para sua surpresa, em poucas horas os “Padrinhos” foram aparecendo e a lista se completou rapidamente, lista essa que tinha presentes bem simples. Ela marcou uma data para ir ao Lar fazer a entrega e também para que as pessoas a entregassem os presentes. No dia 17 de dezembro, dia marcado, lá estava ela às nove da manhã na ILPI para realizar o sonho de cada um dos “velhinhos”.

“Foi um momento de muita entrega, emoção e de realização. Eu me senti a pessoa mais realizada do mundo em poder ver tantos rostinhos felizes, em poder fazer algo de bom para pessoas tão especiais, que nos pedem tão pouco, apenas atenção e carinho. A cada pessoa que doou o presente e que me ajudou agradeço do fundo do meu coração, vocês foram muito especiais, espero que Deus possa retribuir em dobro a cada um”, afirmou Júlia, muito emocionada.

Ainda, de acordo com a Professora, todos ficaram muito emocionados durante a entrega dos presentes e gostaram de cada mimo que receberam, pois perceberam o carinho com que cada embrulho foi preparado, e encerrou afirmando que no próximo ano, com toda a certeza ela irá realizar este nobre ato novamente, pois ver a felicidade estampada nos idosos vale muito mais que qualquer presente de Natal.