Garota JM – venha ser sucesso em nosso jornal

30/05/2015 16:00

Garota JM

Alô Doutor! Fique por dentro : Acupuntura – Depressão

30/05/2015 15:00

 

 

1024px-Yin_yang.svg

Na visão da Medicina Chinesa a depressão é uma desarmonia energética considerada pela Organização Mundial de Saúde uma das mais complexas  enfermidades . Ela é causada por problemas emocionais que provocam um desequilíbrio energético no organismo. A Medicina Chinesa considera o corpo e a mente como um todo, integrado e inseparável. AS emoções podem não somente causa um desequilíbrio, como também serem causados por este. Devemos lembrar que as emoções são parte natural da nossa existência, ninguém está livre da tristeza, da fúria, da preocupação, etc. Entretanto, apenas estas se tornam intensas, prolongadas, e especialmente se não são reconhecidas, estas emoções se tornam patológicas.

Pelo aspecto fisiológico da Medicina Chinesa, a cada órgão do nosso corpo correspondente uma cor, um sabor, um paladar, um odor, um clima, uma estação, um sentimento, etc. Falando de depressão, estamos falando do sentimento (emoção) e os órgãos a ele relacionados são: ao fígado, a fúria e a raiva: ao coração, a alegria; ao baço, a concentração; ao pulmão, a tristeza; ao rim, ao medo, etc. Desta forma, a depressão  como patologia  relacionadas às emoções, é causada pela desarmonia energética do fígado. Este órgão na Medicina Chinesa é responsável pelo fluxo de energia para todos os outros órgãos e tecidos e é também responsável pelo armazenamento de sangue que será distribuído pelo nosso corpo. Uma raiva, pela teoria acima, pode bloquear este fluxo energético no fígado, causando uma estagnação que, se continuada, causaria também estagnação no sangue. Assim, com a função bloqueada, o primeiro órgão a ser atingido seria o coração que na Medicina Chinesa é considerado residência da mente. Não chegando sangue suficiente neste órgão, o resultado é a agitação, insônia, palpitação, falta de memória, ansiedade, apatia, etc. Pelo lado do fígado teríamos dor e distensão  abdominal (gases), opressão torácica, náuseas, vômitos, etc.

A maioria destes sintomas estão presentes na depressão. Se o fígado é responsável pelo livre fluxo de energia e o coração é a residência da mente, a Medicina Chinesa considera que toda doença mental tem origem nestes dois órgãos. Evidentemente, outros órgão poderão estar envolvidos, daí a necessidade de uma boa história clínica do paciente.

Basicamente o tratamento da depressão pela acupuntura  consiste em três pontos :

*Puncionarmos pontos específicos do canal energético do fígado para descobrir a estagnação e fazer circular livremente a energia para outros órgãos.

Dr. José Gil Pereira

Divulgada programação do 5º Gastronomia na Serra de Pirapanema

30/05/2015 12:11

11046537_823047237731352_5064189286803365252_n

10473070_694127123956698_1236027401902008469_n

 

Entre os dias 11 e 13 de junho, será realizada a 5ª edição do “Gastronomia na Serra de Pirapanema”, um festival que reúne comidas deliciosas, música de qualidade, artesanato, exposições de produtos agrícolas e flores, oficinas de culinária, atividades para as crianças, “Open de Parapente”, entre outras atrações.

Confira a programação completa abaixo:

DIA 11 DE JUNHO – quinta-feira

18:30 apresentação da quadrilha do Grupo Folclórico Santa Terezinha

18:00 ás 21:00 – Oficina SENAC de Culinária Japonesa. UNIDADE MÓVEL DE HOTELARIA-COZINHA SENAC

19 horas – ABERTURA OFICIAL

Show com Dudu Lima Trio – PALCO GOURMET

Degustação de Queijos & Vinhos.

Todos os dias bebidas e comidinhas no PALCO GOURMET

Todos os dias exposição de artesanato “Mãos que criam” PAVILHÃO CAFÉ COM ARTE.

Exposição Fotográfica e Memorial de Pirapanema no RECEPTIVO.

Exposição de Orquídeas no PAVILHAO CAFÉ COM ARTE.

Exposição e Vendas de Livros “Veredas”

Todos os restaurantes abertos ao público.

DIA 12 DE JUNHO – SEXTA FEIRA

18:00 ÀS 21 HORAS – Oficina SENAC de Drinks com Cachaça. UNIDADE MÓVEL DE HOTELARIA-COZINHA SENAC

19 horas – Show com Trio O’Clock no PALCO GOURMET. Bebidas e Comidinhas no RECEPTIVO.

22 horas – Show com Jefferson Gonçalves no GRANDE PALCO.

Todos os restaurantes e exposições abertos.

DIA 13 DE JUNHO – SÁBADO

08:00 – Abertura das Inscrições para o Open de Parapente na RAMPA DE VOO LIVRE

10:00 – INÍCIO DA Competição do Open de Parapente.

12:00 – Show de Samba com o Grupo “Aí vem Eles” no PALCO GOURMET.

14:00 às 17:00 – Oficina SENAC de Culinária Italiana. UNIDADE MÓVEL DE HOTELARIA-COZINHA SENAC

18:30 – Show de Samba com o grupo “Kbeça” no PALCO GOURMET

20:30 – Show com o Grupo Ouro de Minas no GRANDE PALCO

22:30 – Show com Blues Etílicos no GRANDE PALCO.

DIA 14 DE JUNHO – DOMINGO

08:00 – Largada Pedalada na Serra em frente ao RESTAURANTE ALTO DA SERRA.

08:00 – Open de Parapente – concentração – RAMPA DE VOO LIVRE

09:30 – Feirinha de Produtos agro-ecológicos – “Circuito Cultura Verde” em frente ao PAVILHAO CAFÉ COM ARTE.

09:30 às 11:00 horas – Contação de Histórias e Ação da Biblioteca Municipal Vivaldi Venceslaw Moreira, no RECEPTIVO.

09:30 às 11:00 horas – Oficina de Pintura “LuzColor” para crianças , no RECEPTIVO

09:30 às 11:00 horas – Oficina Veredas de livros para colorir para adultos , no RECEPTIVO

11:30 às 13:00 horas – Oficina de Pintura “LuzColor” para crianças, no RECEPTIVO

11:30 às 13:00 horas – Oficina Veredas de livros para colorir para adultos , no RECEPTIVO

09:30 às 11:00 horas – Oficina SENAC de Culinária Infantil na COZINHA LOURENÇO.

11:30 às 13:00 horas – Oficina SENAC de Culinária Infantil na COZINHA LOURENÇO.

14:00 horas – Show com Banda Zem no GRANDE PALCO.

16:30 horas – Premiação do Open de Parapente no GRANDE PALCO.

18:00 horas – Encerramento das atividades no palco Gourmet.

OBS: As inscrições da Pedalada na Serra serão feitas antecipadamente na Secretaria Municipal de Turismo pelo telefone 3696-3354.

OBS2: As inscrições de Culinária Infantil serão feitas no Teatro Municipal Belmira Vilas Boas, telefone: 3721- 0111.

Destaques da Cidade: Rua Coronel Domiciano

30/05/2015 10:30

Rua

Coluna Social – confira os acontecimentos de nossa cidade e região

30/05/2015 9:15

Social

Alimentação equilibrada fortalece o nosso sistema imunológico

30/05/2015 8:30

O sistema imunológico está sempre lutando contra os vírus e bactérias. Entretanto, se por algum motivo o sistema se enfraquece, as brechas aparecem e fica fácil para o inimigo se instalar. E quando você fica doente? Quando está estressado? Estudos apontam  que existe sim uma relação entre o estresse e a imunidade

Quando a pessoa se estressa, as glândulas suprarrenais produzem vários hormônios, principalmente o cortisol. Se o estresse continuar, o corpo entra na fase de exaustão. O cortisol deixa as células de defesa mais lentas e menos reativas, o que afeta a produção de anticorpos. Quando o estresse diminui, o cortisol volta ao normal. Mas quando o cortisol está abaixo do nível normal, ele também pode desequilibrar o sistema de defesa e facilitar o surgimento de inflamações, alergias e doenças autoimunes.

O estresse pode interferir na defesa imunológica e nessas horas muitas doenças podem atacar. As doenças virais são as mais frequentes: herpes, amidalite, estomatite, problemas na pele, gripe, problemas nas vias áreas (sinusite, rinite, bronquite, asma) e conjuntivite. Elas são um alerta. Essas infecções aparecem quando a imunidade está baixa.

E como fortalecer o sistema imunológico? Os médicos explicam: tenha uma vida mais saudável. Comer bem, repor vitaminas, comer fontes de proteína, praticar exercícios e não se privar do sono ajudam e muito para manter a imunidade. Se você estiver doente, precisa repousar para o sistema imune não gastar energia a toa e focar no combate à infecção.

Para uma alimentação saudável e equilibrada, é necessário escolher alimentos variados e procurar fazer refeições que combinem diferentes porções de cereais, raízes, hortaliças, frutas, carnes, leite e ovos. A pirâmide dos alimentos é um guia para auxiliar numa alimentação saudável, pois apresenta exemplos de como montar refeições. Ela é dividida em grupos para facilitar estas escolhas.

Nos três grupos da base, encontram-se os cereais, frutas e hortaliças, que devem ser consumidos em maior quantidade.

No topo, encontram-se os alimentos que devem ser consumidos em menor quantidade. Na própria pirâmide, há a indicação de quantas porções de cada grupo de alimentos devem ser consumidas por dia.

PM realiza Operação Região Segura na Sub Área de Carangola

29/05/2015 13:55

ARMA DIVINO 1

ARMA DIVINO 02

JOGO DO BICHO EM CARANGOLA

passaros tombos

Foi deflagrada ontem, 28, pela Polícia Militar, a Operação Região Segura na Sub Área da 75ª Cia PM de Carangola para cumprimento de diversos mandados de buscas e apreensões e mandados de prisões. Na ocasião, foram empregados 59 militares e 17 viaturas nas cidades de Carangola, Divino e Tombos, com o seguinte resultado: Uma arma branca apreendida; três armas de fogo apreendidas; cinco veículos apreendidos: seis pessoas presas. Além disso, foram cumpridos nove mandados de buscas e apreensão, e efetuadas duas prisões. A Operação da Polícia apreendeu ainda R$ 401,05 em moeda corrente e registrou 11 autos de infrações de trânsito.

Outras apreensões: sete bolsas de napa utilizada para recolher jogo do bicho; um talão de aposta do jogo do bicho; diversas “folhas” de aposta do jogo do bicho; duas munições calibre 28 intactas; seis munições calibre. 22 intactas; dois pássaros da fauna silvestre; três gaiolas e dois frascos contendo esferas de chumbo.

PM apreende drogas e dinheiro no José Cirilo; um homem é preso

29/05/2015 11:57

DSCN80981

DSCN8092

Um homem foi preso, na quinta-feira (28), na Rua Sebastião Potássio, no Bairro José Cirilo. A PM também apreendeu uma grande quantidade de cocaína, maconha, crack e dinheiro.

De acordo com o Tenente Martins, esta foi mais uma das operações realizada pelos policiais militares do setor do Bairro Dornelas. Segundo ele, a ação teve início a partir de denúncias anônimas de que um homem estaria drogas em meio a um matagal. No local, ao avistar os militares, o suspeito tentou fugir, mas foi capturado.

Após buscas pelo local, em algumas residências que já vinham sendo monitorads, foram encontrados e apreendidos R$2.600,00, duas munições de calibre 38, uma balança de precisão, 08 buchas de maconha, quatro pedras pequenas e uma grande de crack, além de uma câmera, que era usada para fazer monitoramento da rua.