Praça de Cataguases fica lotada com pré-estreia de “O Menino no Espelho”

21/08/2014 4:01

A Praça Rui Barbosa, em Cataguases, ficou lotada, na última terça-feira (19), com a sessão popular de pré-estreia do filme “O Menino no Espelho”, de Guilherme Fiúza, que contou com a presença do ator Global, Mateus Solano (o Félix, da novela “Amor à Vida”).

A exibição do longa, baseado na obra de Fernando Sabiano e rodado em Cataguases em 2012, também foi feita no Centro Cultural Humberto Mauro, para convidados. “Este filme foi uma surpresa para mim, porque cheguei aqui para fazer mais um trabalho e acabei encontrando o real motivo de fazer o que faço. Achei o máximo a cidade, tudo é encantador: a arquitetura, as pessoas, o barulho do trem”, disse Mateus Solano durante coletiva à imprensa.

O jovem ator cataguasense, Murilo Quirino, que interpretou a personagem Pedro, falou sobre a oportunidade de participar do filme: “Os produtores estavam procurando locações na cidade e gostaram da casa de meu avô. Quando foram conhecer a parte interna da casa, eu estava lá e, assim que me viram, me convidaram para os testes de elenco”, comentou Murilo, muito elogiado pelo diretor Guilherme Fiúza, que também afirmou estar acompanhando o processo de formação do polo audiovisual da Zona da Mata.

A equipe enfatizou as características peculiares de Cataguases que favoreceram a produção: “O filme se passa na década de 30 e a cidade foi um cenário extremamente genuíno. Os detalhes da arquitetura, das ruas, calçamento, casas, árvores, praças, tudo conspirou a favor”, explicou o diretor de arte Oswaldo Lioi.

Esta ação foi uma iniciativa da Energisa e da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, juntamente com parceiros estratégicos, como a Fábrica do Futuro, o Sebrae e um Consórcio Intermunicipal de Cultura – formado pelas Prefeituras de Cataguases, Itamarati de Minas e Muriaé.

Fonte: Site Marcelo Lopes / Fotos: Márcia do Vale Machado

FCV trabalha com Sistema Opus para fracionamento de medicamentos

21/08/2014 1:46

Com o objetivo de melhorar a segurança do paciente, através de um novo patamar de comunicação, e primando pelo investimento em tecnologias, a Fundação Cristiano Varella aderiu ao “Sistema Opus”, que é utilizado em aproximadamente 140 hospitais brasileiros dos 6.831 existentes no país.

A unitarizadora Opuspac compreende um conjunto de soluções compostas por equipamentos capazes de diferenciar materiais de embalagens em suas diversas formas farmacêuticas e integrar ao software de gestão do Hospital do Câncer de Muriaé, o MV2000i. O sistema de unitarização em funcionamento na maioria dos hospitais brasileiros é um processo manual, através do uso de uma etiqueta que contém a informação básica dos medicamentos dispensados. O pequeno tamanho destas etiquetas facilita a troca ou confusão da medicação, devido a sua forma e cor.

A Opuspac 30X é inovadora na preocupação com a segurança na administração da medicação e na possibilidade de orientação sobre riscos e alertas para a equipe assistencial relacionados na qualidade de informação impressa na embalagem, trazendo, principalmente, segurança para os pacientes através do impacto visual e textos informativos sobre os medicamentos. Outra vantagem apresentada por este equipamento é a facilidade de operação pelo colaborador, possibilitando o aumento da produtividade e otimização do tempo gasto no fracionamento.

A administração de medicamento sem leitura prévia das informações contidas na embalagem, através da análise de forma ou cor, compreende parte dos erros de medicação nos hospitais, desta forma, a Opuspac 30X inseriu a possibilidade de alertas através da padronização de imagens educativas e textos referentes ao medicamento na embalagem, além de induzir à leitura na hora da sua administração.

Através de equipamentos como a Opuspac, a Fundação Cristiano Varella procura sempre melhorar a qualidade e produtividade de seus serviços de forma a garantir a qualidade e a segurança no tratamento de seus pacientes.

Dia do Muriaeense: 82 pessoas serão homenageadas em 2014

20/08/2014 22:40

Comemorado em 06 de setembro, o “Dia do Muriaeense” é festejado com vários eventos, sendo o principal deles a solenidade de outorga de títulos promovida pela Câmara de Vereadores.  Neste ano, 82 personalidades serão agraciadas por seu trabalho e atuação em prol do desenvolvimento do município. São 16 indicados a mais que em 2013.

O local da cerimônia também foi alterado: foi escolhida, para esta edição, o Anfiteatro do Colégio Santa Marcelina, por sua capacidade e comodidade para receber os homenageados e seus familiares, autoridades, representantes de entidades locais, entre outros convidados.

Destinado a pessoas nascidas em Muriaé, em agradecimento aos préstimos à população, o “Diploma de Honra ao Mérito” será entregue a Adilson Dala Paula, Aline Souza de Oliveira Silva, Antônio Cândido da Silva, Antônio José Pereira de Oliveira, Aparecida de Fátima Moreira, Carlos Wilson Dala Paula Abreu, Conceição Aparecida Braga de Almeida, Délcio Gildo Milani, Edilene Aparecida Duvanel Chaves Monteiro, Edson Boalento, Elder José Dala Paula Abreu, Elias da Fonseca Arcanjo, Fabiano Antônio de Oliveira e Silva, Fabiano Martins Rodrigues, Francisco de Assis Souza Júnior, Geraldo Magela de Oliveira, Gilmar da Silva Costa, Hamilton Cardoso de Mello, Henrique Schueler de Aquino, Isa Maria Machado Soares, Janir José Martins, Joel Magno do Carmo Guedes, Jorge Benedito Magalhães, José Antônio do Prado, José Carlos Prata, José Fernando Levate, José Osvaldo da Silva, José Torres de Paula Júnior, José Wilson Martins, Justino Luiz Vargas Morais, Luiz Gonzaga Gomes, Marco Antônio Madriaga Bernardino, Margareth Heloise de Melo Tavares, Maria Aparecida Pinto Costa, Mário Vaz Lorete, Marly Fernandes Costa Faraco, Mila de Carvalho Laurindo e Campos, Odair José de Bem, Paulo Antônio Balbino Araújo, Paulo de Aquino Guedes, Ricardo Portilho Rodrigues, Roberto Sabbadini, Romildo Tavares Ciribelli, Sebastião Augusto Parasi dos Santos, Wagner Gonçalves Nunes e Waltecy Antônio Garcia.

Já o título de “Cidadania Honorária”, concedido àqueles que não nasceram em Muriaé, mas que aqui se fixaram e trabalham ou trabalharam em prol da sociedade, será entregue a: Adelmir Perna, Ademares Dutra Bonfim, Antônio de Lima, Célia Maria da Costa Reis, Dwovany de Oliveira Lacerda, Eber Fontaine Mathias Neto, Francisco de Assis Laviola, Frei Gilberto Teixeira da Silveira, Hely Scala Pereira, Humberto Serrabranca Campos e Silva, Jair de Castro Araújo, José Junior Lima Alves de Oliveira, Luiz Carlos de Oliveira, Luiz Valério Martins Marques, Maria da Glória Mariano de Assis, Moisés José de Souza, Ogmar de Souza, Rangel Martino de Oliveira Paiva, Reginaldo de Araújo Lopes, Ricardo Resende Bersan, Rodrigo da Costa Clemente, Rogério de Almeida, Sargento Valdeci Faustino da Silva, Sebastião de Souza Lima, Sebastião Vitor Cota, Stefano Aguiar dos Santos e Teodorico Lopes de Souza.

Irão receber a “Comenda Legislativa Martins da Costa” pessoas que prestaram serviços à coletividade nas áreas social, econômica, empresarial, profissional ou política e que se empenharam pelo desenvolvimento da cidade: Antônio Marcos Alvim Soares, Cel. PM Lúcio Flávio Baracho de Souza, Cel. PM Carlos de Souza Alves, Gilberto Rodrigues de Oliveira e Helena Francisco de Carvalho.

Por sua vez, o “Diploma de Mérito Legislativo” será entregue pelo presidente da Câmara, Sargento Joel, aos ex-vereadores Alexandre Pereira Féres, Pr. Antônio Augusto Pereira, Francisco Delfim Teodoro Ribeiro, Lydio Miguel Bandeira de Melo e Wanderley Torres.

Motociclista é atingido por Pick-up e morre em Matipó

20/08/2014 20:57

O motociclista Osmar Diniz de Oliveira, de 52 anos, morreu, na última segunda-feira (18), numa colisão no km 77 da BR-262, na zona rural de Matipó.

A vítima pilotava uma moto Honda/CG 125 Titan, no sentido Abre Campo-Matipó e foi atingida por uma pick-up Strada, que seguia pela BR-262 e que, repentinamente, atravessou a rodovia  para acessar a estrada de Padre Fialho.

Osmar Diniz chegou a ser socorrido, mas morreu a caminho do hospital. Ele residia no Córrego Vista Alegre, zona rural de Caputira.

Fonte e Fotos: Portal Caparaó

Revogada Portaria que proibia exibição de presos em entrevistas

20/08/2014 20:20

 

Portaria foi anulada pelo chefe da PCMG, Oliveira Santiago Maciel, nesta quarta

Corregedor Geral da PCMG havia baixado a Portaria em 19 de agosto

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) voltou atrás e anulou a Portaria nº 001/2014, da Corregedoria-Geral de Polícia Civil, que estabelecia regras para a apresentação de presos aos veículos de comunicação. A nova decisão foi publicada nesta quarta-feira (20), no Boletim Interno PCMG.

Com este ato, o chefe da PCMG, Oliveira Santiago Maciel, desautorizou ao Corregedor geral da Polícia Civil de Minas Gerais, Renato Patrício Teixeira.

De acordo com Oliveira Santiago, a portaria foi editada sem a “observância dos procedimentos previstos para a sua elaboração”. Ele também recomendou a realização de um estudo para definir a padronização da apresentação de pessoas detidas e de objetivos apreendidos pela polícia.

A questão chegou a virar polêmica nesta semana – especialmente no dia 19, quando a Portaria foi baixada –, visto que a pessoa detida teria que autorizar por escrito, e na presença de testemunhas, a exposição de sua imagem à imprensa.

PM procura bandidos que roubaram R$ 19 mil de caminhão

20/08/2014 19:52

A Polícia de Caratinga continua à procura dos assaltantes que roubaram um caminhão na zona rural de Ubaporanga (MG), no fim da tarde do último dia 15. Segundo informações da PM, bandidos armados renderam o condutor e o passageiro, levando mais de R$ 19 mil.

As vítimas contaram que trafegavam no caminhão de uma empresa, com placas de Coronel Fabriciano (MG) e que, ao passarem por São Sebastião do Batatal, sentido a BR-116, foram surpreendidas por dois rapazes em um carro de passeio. Um dos autores desceu do veículo encapuzado, com uma arma na mão e anunciou o assalto, exigindo que o condutor do caminhão entregasse o malote, no qual havia R$ 7.439.95 em dinheiro e R$ 12.290,00 em cheques.

As vítimas foram trancadas no baú do caminhão. Os autores fugiram pela BR-116 e ainda não foram identificados.

Fonte: G1 dos Vales de Minas

Emplacamento de veículos poderá ter preço fixo em Minas Gerais

20/08/2014 19:12

Uma parceria público-privada (PPP) já em andamento pode, a longo prazo, estabelecer um preço fixo de venda de placas de automóveis em todo o estado de Minas Gerais. A fixação de uma taxa única também poderia ser obtida, de forma mais pontual, por meio de mudança na legislação atual.

As considerações foram feitas pelo diretor do Detran, Anderson Alcântara, durante visita ao órgão, realizada na última semana, pela Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O objetivo dos deputados era discutir a cobrança abusiva e sem padrão do emplacamento.

As placas de veículos são vendidas por empresas credenciadas pelo Detran, que têm autonomia para cobrar o valor que considerarem conveniente, de acordo com variações do mercado. Segundo Alcântara, apesar do órgão receber várias reclamações de prefeituras e cidadãos que questionam o valor cobrado por essas empresas e uma possível prática de cartel, não é competência do Detran fazer um tabelamento desses preços.

Ainda conforme o diretor do Detran, uma possível solução para o problema seria por meio de uma PPP, que estabeleceria um preço fixo de vendas das placas, definido a partir de estudos. A partir da PPP, que segundo Alcântara deve ter seu edital publicado nos próximos dias, também haveria um único fabricante de placas no Estado, e toda a sistemática de distribuição, controle de placas e rastreamento seria aprimorada.

De acordo com a coordenadora administrativa de trânsito do Detran, Rafaela Gigliotti, uma outra alternativa, a curto prazo, seria a alteração da legislação ou a edição de uma nova norma que pudesse fixar um valor para a taxa cobrada pelo emplacamento. Segundo ela, devido ao grande número de reclamações recebidas, o Detran encaminhou um ofício ao Ministério Público para que se estabeleça um valor limite para a cobrança das placas. “Nossa expectativa é que se moralize essa questão por meio de um tabelamento”, explicou Anderson Alcântara.

Fonte: ALMG

Família procura por veículo furtado no Bairro do Porto

20/08/2014 18:52

Uma família está à procura de um veículo que foi furtado, na madrugada do último sábado (16), na Rua Cel. Pereira Sobrinho, no Bairro do Porto. Trata-se de um Fiat Elba, cor dourada, placas BNU 3241, de Muriaé.

De acordo com os proprietários, o carro estava estacionado na via porque a família estava sem garagem para colocá-lo. Os donos também avisam que já foi feito o Boletim de Ocorrência na PM e registro junto à Polícia Civil.

As informações podem ser fornecidas, anonimamente, pelos telefones 190 e 197.