Outubro – Mês dos Trabalhadores da Construção Civil

25/10/2014 16:37

Eletricista, pintor e trabalhador da construção civil são festejados em outubro

Com um visível crescimento em sua área urbana, principalmente em relação a investimentos na construção civil, Muriaé tem muito o que festejar e reconhecer neste mês de outubro, quando são celebrados os dias de profissionais que se dedicam a este setor, contribuindo para o desenvolvimento do município.

No último dia 17 foi comemorado o “Dia do Eletricista”, uma profissão que requer qualificação e muita atenção. É este profissional que faz instalações e manutenções elétricas para garantir a segurança da obra. Para tanto, deve conhecer as normas de seu trabalho e saber quais são as ferramentas adequadas para cada tipo de serviço.

Já no dia 18, festejou-se o “Dia do Pintor”, uma atividade que é reconhecida desde a Idade da Pedra, quando os homens utilizavam pigmentos extraídos da natureza para pintar as paredes das cavernas. A pintura é essencial à preservação e ao conforto das edificações em geral e, por isso, além de rolos, pincéis, massas, texturas e diluentes, este profissional precisa ter habilidade para gerar bom gosto, vida e cor nos ambientes.

Por sua vez, neste domingo (26), será celebrado o “Dia do Trabalhador da Construção Civil”, em homenagem aos profissionais que, faça sol ou faça chuva, não podem perder tempo, pois tem um prazo a cumprir. Eles atuam em um setor que não para de crescer e que, mesmo diante das crises econômicas, continua gerando empregos. Por isso, buscam a qualificação e melhor valorização de seus serviços.Também é importante destacar que, a cada ano, aumenta a participação das mulheres nesse mercado de trabalho, mudando o cenário nos canteiros de obras.

Neste mês de outubro, portanto, queremos parabenizar estes profissionais que, literalmente, colocam a mão na massa e transformam projetos abstratos em edificações concretas, confortáveis, seguras, funcionais e atraentes!

Acidente em Fervedouro tira a vida de dois irmãos; quatro pessoas ficam feridas

23/10/2014 16:14

Os dois irmãos morreram na hora, presos às ferragens do Chevette

Os irmãos Antônio Marcos Moreira da Silva, 27 anos, e Cleverson Antônio Moreira, 26 anos, naturais de Orizânia (MG), morreram, na manhã desta quinta-feira (23), em um acidente registrado na BR-116, perto da Comunidade Graminha, em Fervedouro.

As vítimas estavam em um GM Chevette, com placas de Orizânia, que bateu de frente, em uma curva, com um VW Polo Sedan, com placas de São Paulo. Antônio dirigia o veículo e ficou preso, com o irmão, nas ferragens. Eles morreram na hora. Quatro pessoas que viajavam no Polo ficaram feridas, uma delas em estado grave.

A ocorrência foi atendida pela PRF de Fervedouro, pelo Corpo de Bombeiros e Perícia de Muriaé. Os feridos foram levados para o Hospital São Paulo (HSP), em Muriaé, e para a Casa de Caridade de Carangola.

Os corpos das vítimas foram enviados para o IML de Muriaé.

Fonte e Fotos: O Campeão

Obras contra enchentes reúnem empreiteiras para visita técnica em Muriaé

23/10/2014 15:51

Muriaé recebeu, entre terça (21) e quarta-feira (22), a visita de representantes das empresas que irão participar do processo de licitação para as obras contra as enchentes. Eles realizaram uma visita técnica a vários locais, sob coordenação do engenheiro Oizer Myssior, do Departamento de Obras Públicas de Minas Gerais (Deop).

De acordo com o prefeito Aloysio Aquino, o objetivo foi permitir aos participantes a verificação in loco dos pontos onde serão realizadas ações cruciais da empreitada: “A comitiva passou pela área onde será construída a barragem, o Bairro Napoleão, o local de encontro do Rio Preto com o Rio Muriaé, a ponte da Barra, a Prainha e a corredeira do Rosário”, explicou o prefeito.

A licitação das obras contra enchentes está agendada para o próximo dia 03 de novembro, em Belo Horizonte. O projeto prevê ações como a construção de barragem no Rio Preto, a criação de áreas de espraiamento e o desmonte de corredeiras, dentre outras. O investimento total será de R$ 300 milhões.

Escritora Andréa do Valle lança “Poeminhas – Animas da Fazenda”

23/10/2014 15:34

Escritor e amigo da autora, Coracy Bandeira apresentou o livro

Crianças interpretaram os poemas, vestidas a caráter

Grupos de Dança do Pró-Cultura também se apresentaram no evento

Escritora Andréa do Valle e ilustrador Flaviano Guine autografaram os livros

A escritora recebeu familiares e amigos para a noite festiva

Foi lançado, na última sexta-feira (17), no pátio da Biblioteca Municipal Vivaldi Wenceslau Moreira, o livro “Poeminhas – Animais da Fazenda”, da escritora e educadora Andréa do Valle, que recebeu familiares e amigos para a noite festiva.

O evento contou com a presença da diretora geral da Fundarte, Gilca Napier, e do engenheiro agrônomo e membro da Academia Muriaeense de Letras, Coracy Bandeira, que, além de discursar e apresentar a obra e a escritora, também faz o prefácio do livro.

Realizado com o patrocínio da Lei Municipal Alcyr Pires Vermelho, “Animais da Fazenda” é composto por 11 poemas, elaborados de maneira criativa e alegre, com ilustrações do artista plástico e fotógrafo Flaviano Guine. Ao longo da noite, crianças, vestidas a caráter, interpretaram as histórias do Galo Adamastor, da Perereca Puladeira, do Pintinho Desengonçado, entre outras personagens.

A seguir, o público foi encantado pela dança e delicadeza das crianças e adolescentes do grupo de dança Pró-Cultura, do Bairro Aeroporto. Após o lançamento, foi realizada uma sessão de autógrafos com a escritora e o ilustrador. A criançada também se divertiu com a mesa de guloseimas montada por Andréa do Valle, com balas, pirulitos, maria-mole, refrigerante e muitas gostosuras.

Andréa do Valle

Nascida em Miradouro, a escritora está em Muriaé há mais de 30 anos e é apaixonada por Literatura e pela “contação de histórias” – arte em que se destaca, com uma maleta mágica, cheia de roupas coloridas, maquiagem e perucas. “Nós professores, atores, escritores, autores de nossa própria história e de diversas e variadas histórias, temos em nossas mãos a missão de encantar nossas crianças e através deste encantamento, educar e provocar mudanças”, ressalta.

Andréa também é autora de um “Um Gato chamado Sophia” e “Vovô Troca-Sílabas” e diz que tem muitos outros projetos em andamento.

Outubro Rosa: Todos na luta contra o Câncer de Mama

23/10/2014 13:42

Mulheres com mais de 40 anos devem fazer a mamografia anualmente

Neste mês de outubro, a cor rosa tomou conta de vários pontos turísticos e monumentos em todas as cidades do Brasil, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Em Muriaé, por exemplo, o Cristo Redentor, no Bairro Chácara Brum, e o Memorial da Fundação Cristiano Varella, no Bairro Universitário, foram iluminados no tom da campanha, em adesão à causa.

Estas iniciativas fazem parte da programação do “Outubro Rosa 2014”, campanha lançada em 30 de setembro pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), convocando mulheres de 40 a 69 anos a fazerem a mamografia de rastreamento, já que a cura deste tipo de câncer depende da detecção precoce.  Quando a doença é detectada no estágio inicial, a chance de cura é de 90% e, quando diagnosticado nos estágios mais avançados, a probabilidade de cura é em torno de 30%. No entanto, embora a Sociedade Brasileira de Mastologia recomende que o exame seja feito anualmente, a partir dos 40 anos de idade, o Sistema Único de Saúde só oferece a mamografia a partir dos 50 anos.

A doença

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. A idade continua sendo um dos mais importantes fatores de risco. As taxas de incidência aumentam rapidamente até os 50 anos. Após essa idade, o aumento ocorre de forma mais lenta, o que reforça a participação dos hormônios femininos na etiologia da doença.

Outros fatores de risco estão relacionados à vida reprodutiva da mulher, história familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, sedentarismo, exposição à radiação ionizante e alta densidade do tecido mamário (razão entre o tecido glandular e o tecido adiposo da mama).

Sintomas

  1. Nódulo ou caroço na mama, que está sempre presente e não diminui de tamanho;
  2. Inchaço e nódulos frequentes nas ínguas das axilas;
  3. Alterações do tamanho ou forma da mama;
  4. Assimetria entre as duas mamas, como, por exemplo, uma maior que a outra;
  5. Presença de um sulco na mama, como se fosse um afundamento de uma parte da mama;
  6. Endurecimento da pele da mama, semelhante à casca de laranja;
  7. Vermelhidão, inchaço, calor ou dor na pele da mama;
  8. Coceira frequente na mama ou no mamilo;
  9. Formação de crostas ou feridas na pele junto do mamilo;
  10. Liberação de líquido pelo mamilo, especialmente se for sangue;
  11. Inversão súbita do mamilo;
  12. Veia facilmente observada e crescente.

A presença de um destes sintomas não significa necessariamente a existência de câncer na mama, mas, deve-se consultar o médico mastologista, pois pode ser um nódulo benigno ou uma inflamação do tecido mamário, que necessitam de tratamento.

Autoexame

O auto exame nos seios consiste nos seguintes passos:

1) Examine seus seios no chuveiro ou na banheira, pois as mãos escorregam mais facilmente quando a pele está molhada. Com seus dedos esticados, mova-os em toda a área de cada seio, procurando por protuberâncias, caroços duros e verifique a espessura.

2) Fique de pé em frente ao espelho e olhe os seios. Olhe primeiro com os braços esticados ao lado do corpo, depois com as mãos sobre a cabeça, depois com suas mãos na cintura apertando bem para que seus músculos do peito estejam flexionados. Procure por protuberâncias, diferenças em tamanho e formato e inchaço ou ondulações na pele. É normal os seios não serem exatamente iguais.

3) Examine seus seios com os dedos, enquanto estiver sentada ou de pé. Devagar e metodicamente aperte o seio com a mão oposta a ele. Com seus dedos esticados, trabalhe na direção circular ou em espiral, começando do mamilo e movendo gradativamente para fora.

4) Deite e repita o terceiro passo. Coloque um pequeno travesseiro ou uma toalha enrolada atrás de seu ombro esquerdo e ponha o braço esquerdo atrás da cabeça. Isso distribui o tecido dos seios mais igualmente no tórax. Use sua mão direita para examinar o seio esquerdo, como no terceiro passo, e então inverta a posição e use a mão esquerda para examinar o seio direito. Sinta se existe algum caroço que não esteja presente na mesma área do outro seio.

5) Quinto passo: Aperte o mamilo de cada seio gentilmente, entre o polegar e o dedo indicador. Fale para seu médico imediatamente, caso ocorra alguma descarga de fluido.

Câncer de mama nos homens

Assim como as mulheres, os homens possuem glândulas mamárias e também estão propícios a apresentar o câncer de mama. Para cada cem casos da doença em mulheres, existe um caso em homem, sendo um tipo de câncer muito raro e muito pouco estudado.

Embora a maioria das causas ainda permaneça desconhecida, existem fatores que podem aumentar os riscos de um homem desenvolver este tipo de doença, como os níveis hormonais (aumento do hormônio feminino) e as mutações genéticas hereditárias ou adquiridas.

Estudos mostram que a média de idade dos homens acometidos varia de 60 a 70 anos. A detecção da doença é feita em estágio avançado, o que dificulta o tratamento, podendo haver metástase e por vezes óbito.

Fontes: ABC Saúde / Minha Saúde / Folder SESC Muriaé

Bloco de Moda – Por Wagner Penna

23/10/2014 12:31

Victor Dzenk

BH-À-Porter

Aos poucos, o mercado de moda de Beagá vai se adequando às novas exigências do consumidor. Um exemplo foi a realização do projeto BH-À-Porter,  um movimento para promover vendas de moda que a  Coopermoda (entidade que reúne corretores de moda) agitou em setembro e que deve ter repeteco em novembro. No mês passado, o evento levou ao pólo de pronta-entrega da Capital cerca de 150 compradores de moda de alto porte, sendo 48 deles novos (nunca  tinham vindo a Minas), outros  35 reativados e mais os habituais. Resultado: vendas de mais de três milhões. Segundo a presidente da Coopermoda, Angela  Sampaio, para 2015 as ações começam logo depois de março. Amém.

Mix Moda

Outro indício de que o mercado mineiro cresce foi a Minas Trend, realizada na semana passada, em Beagá. Diz que as vendas foram tantas, que a maioria das confecções participantes nem podem  mais atender  vendas nos próximos meses – inclusive muitas cancelaram participação em  feiras paulistas. E tem mais um detalhe: não são apenas modelos de moda-festa (como ocorria até agora), mas também o casual ganha espaço entre as grifes mineiras. O mix variado de estandes na Minas Trend realmente revelou isso. É uma diversificação que garante o futuro.

Fashion City

Ainda sobre mercado de moda mineira: a maior revolução no assunto deve acontecer em 2015 com a chegada da Fashion City, centro de vendas com mais de 500 lojas próximo ao aeroporto de Confins.  Entre as várias estratégias de vendas naquela nova plataforma de negócios, está a instalação por lá de espaços com marcas-top. E começaram com nada menos  que Patrícia Bonaldi e sua holding (que tem PatBo, Apartamento 03 e Lucas Magalhães) e ainda Patrícia Motta. Segundo o CEO da empresa, Gilson Britto,  o projeto irá dispor de um mix completo para atender a quem trabalha com o varejo fashion. Boa noticia!

VAIVÉM

* O casal de empresários Manoel e Sônia Moura Rocha (leia-se Ima Textil) retornou de rápido tour por Portugal e Espanha, a tempo de participar da festa de 15 anos da sobrinha Paula, filha de Rogéria e Aroldo Teodoro. Com eles, os amigos Ivone e João Lobato – que foram descansar do corre-corre do casório da filha, Marina ****

* O estande da Luiza Barcellos na feira Minas Trend teve suporte da Erika Curi na equipe durante a Minas Trend. A moça tem formação em estilo na Fume e fez cursos complementares em Nova York ****

*  Animadas como sempre, Bernadete e Maria Clara Duca fizeram lançamento de verão da Atmo nesta semana. Desta vez, as clientes tiveram auxilio fashion luxuoso do Zeca Perdigão ***

PONTO FINAL.   A moda mineira está mesmo forte. Um exemplo é que seis estilistas nossos estarão na  São Paulo Fashion Week (3 a 7 de novembro) e garantem que farão bonito na passarela do parque Portinari. Estarão lá Ronaldo Fraga, Victor Dzenk, PatBo, GIG, Apartamento 03 e Llas.  O evento começa a comemorar seus 20 anos e , por isso, terá ainda uma programação paralela de peso – tais como presença da Stella McCartney  e desfile Versace para Riachuelo. Vamos conferir e contamos tudo aqui.

PM encerra “Mês das Crianças” com ação em escola do Santa Terezinha

22/10/2014 16:52

Dentro das ações voltadas para as crianças, no mês em que elas são festejadas, a Polícia Militar de Muriaé promoveu várias atividades voltadas para a cidadania, com adesão da comunidade. A programação foi direcionada para o público infantil, com o objetivo de orientar a criançada para uma cultura de paz e respeito na sociedade.

Além da campanha realizada, no último sábado (17), na Praça João Pinheiro, com a troca de armas de brinquedo por peixinhos ornamentais, também merece destaque a comemoração do “Dia das Crianças” na Escola Estadual Maria Augusta Silva Araújo, no Bairro Santa Terezinha, promovida na segunda-feira (20).

O evento reuniu cerca de 200 crianças, que participaram de oficinas multidisciplinares, com palestras sobre prevenção a acidentes de trânsito, sobre o meio ambiente e sobre o Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD). Também foram oferecidas oficinas de artes, com pintura em tela, maquiagem artística, apresentação de animais silvestres empalhados, jogos lúdicos e eletrônicos.

Já na quadra esportiva da escola, as crianças puderam brincar no pula-pula, comer algodão doce e pipoca e, por fim, assistir à apresentação do mais novo mascote do 47º BPM, o “PM Legalzinho”. A percussão da Escola Unidos do Santa Terezinha deu um show à parte, animando a festividade.

De acordo com a Polícia Militar, as atividades chegam ao fim com um saldo bastante positivo. A corporação agradece à 4ª Cia PM Ind Mat, à Secretaria de Desenvolvimento Social e à direção da Escola Estadual Maria Augusta Silva Araújo pelo apoio durante os eventos.

PM de Muriaé prende traficante de drogas no Encoberta

22/10/2014 16:08

O rapaz de 18 anos já era conhecido pelo tráfico de drogas na região

Um jovem de 18 anos, já conhecido no meio policial como traficante, foi preso, na tarde de terça-feira (21), na Rua Antônio Pereira Galvão, no Bairro Encoberta.

A ação, que contou com a atuação da viatura do Tático Móvel e de uma unidade do Bairro Dornelas, foi supervisionada pelo comandante da 76ª Cia. PM de Muriaé, Capitão Sandro Josefino, e começou após denúncias anônimas de que o rapaz estaria enterrando drogas nos fundos de sua residência. No local, os militares depararam com o indivíduo no momento em que ele tentava fugir com uma bolsa.

O jovem foi capturado e, dentro da bolsa foram encontrados 49 papelotes de cocaína, 54 pedras de crack, 06 buchas de maconha pequena e 02 buchas maiores, além de um revólver calibre 38 e 18 munições intactas. Na beira do rio, também foi localizada uma balança de precisão.

Já na residência em que o autor foi capturado, foram encontradas 04 buchas de maconha e R$ 517,00. O jovem recebeu voz de prisão e foi conduzido à Delegacia do Bairro Safira.

Fotos: Silvan Alves