Concurso premia melhores cafés da região

20/10/2017 13:08

café 1

café 2

cafe 2

cafe 4

cafe 5

cafe 6

O XVI Concurso Regional de Qualidade dos Cafés das Matas de Minas premiou os melhores cafés produzidos na região. A competição teve início em março, com a participação de 384 propriedades de 17 municípios. A iniciativa, realizada pela Emater com apoio das prefeituras da região e instituições ligadas ao setor cafeeiro, tem o objetivo de valorizar os cafeicultores e incentivar a melhoria da qualidade do grão. A premiação aconteceu na manhã desta quinta-feira (19), no Sesc.

Os produtores campeões nas categorias Café Cereja Descascado, Café Natural Terras Baixas e Café Natural Terras Altas foram agraciados com troféu, insumos agrícolas e equipamentos utilizados na lavoura. A programação incluiu também palestra sobre a qualidade dos cafés da safra de 2017.

Fábio de Abreu, de Espera Feliz, foi o vencedor na categoria Cereja Descascado. “Vencer este concurso é o reconhecimento do trabalho realizado em nossa propriedade. Estamos trabalhando para melhorar nosso café a cada ano”, conta Fábio, que participa do concurso há oito anos e, após a terceira colocação em 2016, conquistou o primeiro lugar este ano.

Concurso incentiva melhoria da qualidade do café

O gerente regional da Emater, Paulo Alexandre Carvalho, cita a contribuição do concurso para a melhoria do café. “Um dos objetivos deste concurso é incentivar o melhoramento da qualidade do café produzido na região. Aprimorando a qualidade, aumenta-se também o valor do produto e as chances de concorrência no mercado, que está cada vez mais exigente e competitivo. Hoje, o café produzido na região está ganhando concursos nacionais e sendo reconhecido no mundo inteiro”, comenta.

Presente no evento, o prefeito Grego frisa que o concurso agrega valor e qualidade aos cafés produzidos na região. “Parabenizo todos os cafeicultores participantes deste concurso, principalmente os que venceram. Mais importante do que a quantidade produzida é a busca incessante pela qualidade do café, para que se possa alcançar mercados, gerando emprego e renda”, diz.

Confira os ganhadores de 2017:

Categoria Cereja Descascado:

1º lugar: Fábio Protázio de Abreu (Espera Feliz)

2º lugar: Antônio césar Faria Neto (Espera Feliz)

3º lugar: Antônio da Silva Cassim (Eugenópolis)

Categoria Terras Baixas:

1º lugar: Antônio Laércio da Costa (São Sebastião da Vargem Alegre)

2º lugar: Vander Bernardino Spínola (Miradouro)

3º lugar: Ana da Penha Ribeiro Laviola (São Francisco do Glória)

4º lugar: Gilvan Vieira Santana (Divino)

5º lugar: Vilerson Ricardo Laviola (São Francisco do Glória)

6º lugar: Victor Lopes Alves (Carangola)

Categoria Terras Altas:

1º lugar: Vilma Cristina de Souza (Divino)

2º lugar: Maria Geralda Abreu de Lacerda (Espera Feliz)

3º lugar: Bruno Henrique Ribeiro (Divino)

4º lugar: José Alexandre Abreu de Lacerda (Espera Feliz)

5º lugar: José Luiz Viana (Divino)

6º lugar: David Gonçalves (Carangola)

Prefeitura realiza Ação Comunitária em Belisário e Itamuri neste final de semana

20/10/2017 9:27

laser 1

laser 2

laser 3

A Prefeitura realizará uma Ação Comunitária nos distritos de Belisário e Itamuri, neste sábado e domingo (21 e 22), respectivamente. O objetivo é aproximar a Administração dos moradores destes distritos para que possam ser conhecidas as suas demandas, além de oferecer momentos de lazer, esporte e serviços públicos de forma gratuita.

A programação, que acontece de 8h às 12h nos dois dias de evento, inclui atividades esportivas (futebol, vôlei, peteca, tênis de mesa e basquete), brincadeiras, emissão e entrega de documentos, além de serviços de saúde, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, entre outros. Em Belisário, a Ação Comunitária será realizada na Escola Estadual Pedro Vicente de Freitas. Já em Itamuri, a iniciativa acontece na praça do distrito.

O prefeito Grego ressalta a importância do diálogo entre o poder público e a população, inclusive das comunidades rurais. “Ações como esta são importantes para conhecermos as necessidades dos muriaeenses, sejam eles moradores da área urbana ou rural. Queremos os distritos cada vez mais próximos de nós, por isso estamos estendendo este projeto a estas comunidades. Queremos ouvir seus moradores e levarmos outros tipos de serviços e projetos a fim de oferecer a eles mais lazer e qualidade de vida”, diz.

 SERVIÇO:

Ação Comunitária no distrito de Belisário:

Dia: sábado (21)

Horário: das 8h às 12h

Local: Escola Estadual Pedro Vicente de Freitas

 Ação Comunitária no distrito de Itamuri:

Dia: domingo (22)

Horário: das 8h às 12h

Local: praça do distrito

Eventos gratuitos

*Fotos: Arquivo Prefeitura de Muriaé

Prefeitura constrói primeiro Centro de Iniciação ao Esporte para incentivar a formação de atletas na região

19/10/2017 15:35

esporte 1

esporte 2

esporte 3

O primeiro Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) está sendo construído pela Prefeitura de Muriaé, no distrito de Vermelho, para promover a prática esportiva entre jovens e adultos. O projeto integra, num só espaço, área para exercícios com academia de ginástica e quadra poliesportiva, além de contar com vestiários, enfermaria e salas administrativas. A iniciativa incentivará a criação de escolinhas de futebol, a promoção de jogos de basquete, vôlei, futsal e atividades físicas, além deoferecer equipamentos esportivos para os moradores, estimulando a formação de atletas na região. A CIE deverá estar concluído até maio de 2018.

O Centro já está com as obras adiantadas. Já foram confeccionadas as bases e, no momento, estão sendo feitas as colunas de concreto que sustentarão as placas de metal das paredes frontais, laterais e a cobertura acústica. O ginásio terá quadra poliesportiva oficial (20m x 40m). “O Centro Esportivo de Vermelho será um local adequado para realizarmos olimpíadas. Estamos pensando em tudo e faremos um fino acabamento para deixar o local agradável para reunir os muriaeenses em campeonatos entre bairros e até entre cidades, sendo um local de referência no esporte“, disse o secretário de Obras Públicas, Aderbal Fernandes.

Os CIE’s são projetos padronizados construídos através de parceria com o Governo Federal. Para isso, o Ministério dos Esportes exigiu que a Prefeitura doasse um terreno com área igual ou superior a 1.600 m². “Vamos reunir jovens de todas as idades num ambiente esportivo, competitivo e harmônico. Este ginásio será completo com academia de ginástica e quadra poliesportiva para a prática das diversas modalidades. Vamos envolver as crianças, adolescentes e convidar os pais para confraternizar, para que assim possamos construir um futuro com mais qualidade de vida para todos nós”, ressaltou o prefeito Grego.

Prefeitura de Patrocínio leva água a comunidades rurais para minimizar problemas da seca

19/10/2017 7:34

água na zona rural 1

agua na zona rural 4

água na zona rural 5

“A melhor coisa é a gente ser atendido”, a afirmação é de Luzia Aguiar, moradora da Vila Ulysses. Com o sorriso, ela recebeu a equipe da Secretaria de Agricultura, que levou a água solicitada por ela e mais alguns moradores daquela comunidade, para abastecer a sua cisterna.

Ela conta que a água é somente para o consumo humano, já que a comunidade ainda não conta com sistema de abastecimento da Copasa.
Ao comemorar a chegada do caminhão-pipa, os moradores fizeram um agradecimento ao prefeito Dr. Paulo Aziz pelo benefício neste período de seca e escassez de água.

Multas de trânsito poderão ser parceladas no cartão de crédito

18/10/2017 17:25

trânsito-dicas

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou nesta quarta-feira (18) uma nova lei que permite o pagamento de multas no cartão de débito ou de crédito. A resolução 697 já está em vigor, mas depende da adesão dos órgãos de trânsito, que não será obrigatória.

Até então, o Detran de Minas Gerais ainda não confirmou se irá adotar a nova forma de cobrança. “O Detran-MG está estudando meios para a implantação do parcelamento das multas de competência do órgão”, informou a assessoria de imprensa do departamento. A Prefeitura de BH também não confirmou nada sobre o assunto.

De acordo com o Contran, o valor da multa poderá ser pago à vista ou parcelado, neste caso, com incidência de juros por parte da operadora do cartão de crédito. O parcelamento por meio de documentos de arrecadação fiscal já era permitido por alguns Detrans e prefeituras apenas para regularizar o veículo, obter o licenciamento ou permitir a transferência do proprietário.

Até então, só multas aplicadas em veículos registrados no exterior podiam ser pagas com cartão de débito ou crédito. Agora, cada órgão de trânsito poderá habilitar operadoras de cartão para oferecer o serviço. Tal como no varejo, os órgãos irão receber o pagamento à vista das operadoras. Caso o pagamento não seja quitado, a dívida que irá perdurar é com a bandeira do cartão de crédito.

Fonte: Jornal O Tempo

2º Encontrão dos Grêmios Estudantis acontece na próxima sexta, 20

18/10/2017 15:15

cartaz gremio

Em meio a um crescente movimento pela melhoria das escolas em todo o país, o Setor Juventude de Muriaé realiza na próxima sexta-feira, dia 20, o 2º Encontrão dos Grêmios, um dos mais representativos encontros de lideranças estudantis da região.

O evento acontece de 13 às 17 horas, no Teatro Zaccarias Marques, e terá como tema “alunos, professores e diretores construindo uma nova gestão”.

“O encontro será um espaço para debater e consolidar ainda mais a luta contra o desmonte da educação. Em mais um capítulo de resistência aos retrocessos, a juventude vai discutir e construir novos espaços”, disse o coordenador do Setor Juventude de Muriaé, Wesley Ferreira.

A atividade contará com palestras, roda de conversa, documentário, com o objetivo de reunir estudantes e entidades estudantis, possibilitando o diálogo entre eles e uma ampla discussão sobre temas que envolvem conjuntura, educação e movimento estudantil.

Vereadores aprovam dois e derrubam um, dos três vetos do Executivo a projetos aprovados na Câmara

18/10/2017 12:22

PLENÁRIO

VER DRª MIRIAM

Os vereadores discutiram e votaram os três vetos enviados pelo Prefeito à Câmara, relacionados a dois projetos do vereador Ademar Camerino (PROS) e a um projeto da vereadora Drª Miriam Facchini (PSDB). Os vetos aos projetos que previam a criação do Espaço Cultural Popular para comercialização de produtos oriundos de atividade artesanal e a Casa dos Conselhos Municipais foram mantidos por 10 votos a seis e 12 votos a quatro, respectivamente. Já o veto do prefeito ao projeto que adequou à redação do projeto que garante gratuidade no transporte público para idosos e deficientes foi derrubado pelos vereadores por 12 votos a quatro. A reunião contou com a participação de lideranças comunitárias e muito se discutiu sobre o fechamento do posto do PSF de São Gotardo.

Projetos vetados pelo Executivo

O projeto que dispunha sobre a criação do Espaço Cultural Popular para Comercialização de Produtos que Provêm da Atividade Artesanal no Coreto da Praça João Pinheiro, do vereador Ademar Camerino (PROS), ao se efetivar em Lei iria ser coordenado pela Fundarte, que também seria responsável por realizar o cadastramento dos artesãos que poderiam comercializar suas mercadorias no local. O veto do Executivo foi mantido por dez votos favoráveis e se deu, dentre outras razões, por não haver no projeto um estudo do impacto financeiro, não havendo previsão orçamentária e nem a indicação da origem dos recursos necessários para custear as despesas que a ação deve gerar.

O projeto que determinava a criação da Casa dos Conselhos Municipais de autoria do vereador Ademar Camerino (PROS) objetivava a criação de um espaço para congregar em única sede todos os Conselhos constituídos no município; atuando na formulação de estratégias para o controle social preconizado em leis; apoiando às atividades dos conselhos de maneira integrada na articulação das políticas públicas; cadastrando, orientando e apoiando as instituições públicas e privadas, no âmbito municipal, que desenvolvam atividades vinculadas à atuação destes conselhos; propondo critérios para a programação e as execuções financeiras e orçamentárias do Fundo Municipal desta casa, acompanhando a movimentação e aplicação dos mesmos; além de incentivar e promover o engajamento civil na construção de um novo pacto social baseado na justiça social, humanização, transparência, solidariedade e equidade.  O veto do prefeito, mantido por 12 votos, justificou-se também devido à ausência de um estudo de impacto financeiro, sem determinar a previsão orçamentária e a origem dos recursos necessários para custear as despesas geradas pelo objeto deste projeto, além do Executivo municipal entender a criação de qualquer organismo no âmbito do Município é uma ação privativa deste poder.

Já o projeto da vereadora Drª Miriam (PSDB) vetado parcialmente pelo prefeito dava nova redação a um trecho da Lei que disciplina a Licitação para a Concessão e a Permissão dos Serviços Públicos de Transporte Coletivo em Muriaé, deixando claro que todos os idosos (com idade superior a 60 anos) teriam direito ao benefício da gratuidade no transporte público municipal e não apenas os de 60 a 65 anos, como estava redigido na Lei. A justificativa do veto foi que ele contempla vicio insanável de técnica legislativa, já que o objeto da alteração é o artigo 14, letra “b” da Lei 3.245/2006 que regulamenta a matéria e não o artigo 1º da Lei 3.822/2009, como dispõe o artigo 2º deste projeto.  Este veto foi derrubado pela Câmara por 12 votos.

Fechamento do posto de PSF do São Gotardo gera preocupação

Durante a sessão desta terça-feira (17/10), muito se discutiu sobre o fechamento do posto do PSF no São Gotardo, motivo de grande preocupação de vários vereadores que se manifestaram após os questionamentos apresentados pelo presidente da Associação de Moradores do bairro Coleti, Ivan Evangelista Maduro, e da leitura de uma carta indignada de um morador do São Gotardo, Jorge Luis Corredo que é idoso, estava presente a reunião, e possui esposa doente que utilizava os serviços deste PSF.  Além disso, foi aberto espaço ao presidente da Associação de Moradores do bairro Safira, Alexandre Ribeiro Lourenço, fazer um balanço de suas ações e apresentar as necessidades mais urgentes de sua comunidade.

Prefeitura alerta sobre doenças da primavera e imuniza muriaeenses contra catapora e caxumba

18/10/2017 8:35

 

VACINA

Com o final do inverno e o início da nova estação, toda a população da cidade precisa ficar atenta, pois podem surgir algumas enfermidades conhecidas como doenças da primavera: a catapora e a caxumba. Elas podem ser prevenidas com a aplicação da tríplice viral e da varicela. A Prefeitura de Muriaé está com as doses da vacina disponível em todas as unidades de saúde e no Centro Municipal de Vacinação para imunizar crianças com idades de 0 a 4 anos e 11 meses (contra a catapora) e até 49 anos (contra sarampo, caxumba e catapora). É necessário uma ou duas doses, depende da idade. Quem tiver dúvidas deverá procurar os postos.

A catapora e a caxumba são doenças contagiosas. Sua transmissão se dá por meio de via respiratória e por contatos diretos, podendo levar a surtos e epidemias. “Os principais sintomas da catapora são febre moderada, mal-estar, falta de apetite, erupções cutâneas sob forma de vesículas, além de coceira intensa. Já a caxumba é caracterizada pelo inchaço das glândulas parótidas (localizadas no pescoço, abaixo da mandíbula), seguida de febre baixa, dor no corpo, mal-estar e dor de ouvido”, explicou a coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Priscila Secco.

A Prefeitura de Muriaé realizou recentemente uma campanha de multivacinação solicitando aos muriaeenses que atualizassem os cartões de vacina. “Pedimos aos pais que verifiquem as cadernetas de vacinação de seus filhos para ver se foram aplicadas as doses da tríplice viral e varicela. Caso não haja o carimbo, deverá procurar as unidades de saúde com os cartões em mãos. Devemos nos precaver para evitar as doenças. Nossa Administração está investindo forte na saúde para que possamos construir um caminho mais saudável para todos nós”, frisou o prefeito Grego.

 Vacinação contra catapora e caxumba

Dia: De segunda a sexta-feira

Hora: 7h30 às 16h30

Local: Unidades de saúde dos bairros e Centro Municipal de Vacinação