Católicos se preparam para celebração de Finados em Muriaé

31/10/2014 16:08

Neste domingo, 02 de novembro, será celebrado o “Dia de Finados”, uma data criada em homenagem àqueles que já partiram, deixando suas lições de vida e muitas saudades. Trata-se de um dia de respeito, no qual as famílias celebram a vida eterna de seus entes falecidos, com a esperança de que eles tenham sido recebidos pelo Reino de Deus.

A escolha da data se deu em virtude do “Dia de Todos os Santos” – 1º de Novembro –, pois os religiosos acreditavam que as pessoas, ao morrerem, entravam em estado de graça, mesmo não sendo canonizadas.

Para celebrar o “Dia de Finados”, as Paróquias de Muriaé se reuniram em uma programação especial e irão ministrar missas nos dois cemitérios da cidade.

No Cemitério Municipal, serão celebradas cinco missas:

- 07h: pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Barra)
- 09h: pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Porto)
- 10h30: pela Paróquia São Paulo (Centro)
- 15h: pela Paróquia Santa Cruz (Safira)
- 17h: pela Paróquia São Paulo (Centro)

No Cemitério Jardim da Paz serão ministradas duas missas:

- 08h30: pela Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração (Dornelas)
- 15h: pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Barra)

Membros do “Escalada da Cidadania” recebem instruções da PM e dos Bombeiros

31/10/2014 15:57

Com o objetivo de incentivar adolescentes e jovens moradores de áreas de vulnerabilidade social a participar de aulas diversificadas, o projeto municipal “Escalada da Cidadania”, oferece, atualmente a 100 membros, atividades de pintura, higiene, montanhismo, desenho, música, dança, natação, esportes e jogos voltados para a promoção da coletividade e capazes de despertar o interesse pelo bem comum.

A iniciativa é fruto da Prefeitura de Muriaé, através da Secretaria de Desenvolvimento Social de Muriaé, e é desenvolvida em parceria com a Polícia Militar, através do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) e do Jovens Construindo a Cidadania (JCC).

Além das aulas e das atividades de lazer, os jovens do “Escalada da Cidadania” também recebem acompanhamentos de orientadores sociais e de instrutores experientes e qualificados, que ministram oficinas culturais, esportivas, educativas, de saúde e cidadania.

Na última semana, os membros do projeto participaram de duas importantes ações. No dia 22, eles frequentaram oficinas com instrutores militares sobre prevenção ao uso de drogas; já no dia 23, eles tiveram uma aula coletiva, na sede do 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Muriaé, onde receberam instruções variadas sobre salvamentos e incêndios.

Serviço de urgência procura conter problemas em vias do Complexo Santa Rita

31/10/2014 15:35

A Avenida Vicente Alves e a Rua Dona Maricas, situadas, respectivamente, nos bairros Hélio Araújo e São Gotardo, estão recebendo, nos últimos dias, um serviço de urgência solicitado pela Prefeitura de Muriaé à empresa Prefisan – licitada para a obra do Complexo Santa Rita.

Nesta semana, alguns trechos do Complexo foram afetados pelas fortes chuvas e os moradores voltaram a sofrer com alagamentos, poeira e muito barro. Diante disso e da solicitação de quem mora ou tem comércio naquela região, está sendo efetuada a impermeabilização das vias.

O próprio engenheiro da Prefisan, Carlos Kneip, ressalta que o serviço que está sendo feito agora é apenas um “paliativo”. Sendo assim, não se trata de uma solução definitiva, mas de uma ação que irá minimizar o transtorno causado pela poeira que se acumulou nas imediações.

De acordo com a Prefisan, a conclusão das obras de drenagem do Complexo Santa Rita depende da finalização das desapropriações que estão sendo feitas na Rua Teodorico Torres. Carlos Kneip também destaca que os transbordamentos do córrego somente serão eliminados quando forem implantadas as aduelas (manilhas) que irão interligar o Bico Doce à Rua José de Abreu – onde já se iniciaram os trabalhos de construção das galerias para canalização das águas.

Desde o início da semana, o Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (Demuttran) fechou a Vicente Alves e a Dona Maricas para impedir o trânsito de veículos – o que também foi um pedido dos moradores. A Prefeitura informa que a interdição irá continuar até que todo o serviço de drenagem do Complexo Santa Rita seja feito.

Jovem é preso em Miraí por tráfico de drogas

31/10/2014 15:06


Foi detido, na noite de quinta-feira (30), em Miraí, um jovem de 18 anos, já conhecido no meio policial por sua atuação no tráfico de drogas. O rapaz foi abordado quando saía de casa e tentou se livrar de um papelote de cocaína, que jogou em uma escada de uma residência vizinha.

A droga foi recuperada pelos militares, que entraram na casa do autor, fazendo uma busca minuciosa em seu quarto, onde foram encontrados: 14  papelotes de cocaína, 03 buchas de maconha, 02 cigarros de maconha, 01 tablete de maconha pesando aproximadamente 23 gramas, 02 dichavadores de maconha, R$ 90,00, entre outros materiais.

O jovem assumiu a propriedade de tudo e confessou que comercializa drogas desde os 16 anos de idade. Contou, ainda, que, ao ser abordado pela PM, estava levando droga para um usuário. Ele recebeu voz de prisão e foi levado para a Delegacia de Plantão em Leopoldina.

DEMSUR intensifica limpeza nos Cemitérios de Muriaé

31/10/2014 13:40

Fachada do Cemitério Municipal Senhor do Bonfim recebeu nova pintura

Com a proximidade do “Dia de Finados”, o Departamento Municipal de Saneamento Urbano (DEMSUR) intensificou a limpeza nos cemitérios públicos de Muriaé. O objetivo é oferecer às famílias que irão prestar homenagens a seus entes queridos um lugar limpo e digno de repouso e tranquilidade.

O Cemitério Municipal Senhor do Bonfim já está pronto para a ocasião, após o trabalho efetuado pela equipe de Atividades Laborterápica, formada por 24 homens. Eles pintaram a fachada, retiraram entulhos, fizeram a capina, varrição e caiação de meios-fios e de muros no entorno e interior do local.

O antigo cemitério de Muriaé e o do distrito de Boa família também receberam serviço de limpeza nesta semana.

Taxista é encontrado morto no porta-malas do carro em Divino

31/10/2014 13:23

O taxista José Francisco da Costa, de 64 anos, conhecido como “Filin do Táxi” e morador da comunidade Morro Redondo, em Divino, foi encontrado morto, na tarde de ontem (30). O corpo estava trancado no porta-malas de seu carro, um Fiat Siena, numa estrada vicinal do distrito de Viletes.

A vítima foi morta com vários golpes na cabeça, que podem ter sido feitos com um martelo ou com um pedaço de pau. A PM foi acionada por volta das 19h e sinalizou o local até a chegada da Perícia.

Segundo a Polícia, o autor levou a carteira da vítima – com todos seus documentos pessoais –, o celular, e certa quantia em dinheiro, que estava escondida no interior do veículo.

Os familiares de José Francisco da Costa contaram que ele foi visto, pela última vez, em casa, durante o almoço, e que saiu à tarde para uma corrida, não voltando mais. O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Muriaé.

Nenhum suspeito foi apontado. A Polícia Civil está à frente das investigações do crime.

 Fotos: Jornal O Impacto

Corpo de homem desaparecido em Cataguases é encontrado no Rio Pomba

30/10/2014 17:03

Foi encontrado no Rio Pomba, no começo da tarde de quarta-feira (29), o corpo de Odair Antônio, de 46 anos, morador do Bairro São Vicente, em Cataguases. A vítima estava desparecida desde a noite de 25 de outubro e tinha sido visto, pela última vez, perto da Associação Fraterna de Apoio aos Necessitados (AFAN), após ter bebido em um bar da região.

A Polícia Militar foi acionada, juntamente com a Defesa Civil, para retirar o corpo, que estava agarrado em um banco de areia do rio, na altura do Bairro Taquara Preta. Familiares também estiveram no local e reconheceram Odair. Em seu bolso foi encontrado um fone de ouvido e o cordão de prata que ele costumava usar, aparentando ter sido guardado antes da entrada no rio.

De acordo com as primeiras informações, não havia sinais de marcas de violência, mas a causa da morte será investigada pela Polícia Civil. O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Cataguases.

O sepultamento aconteceu na manhã de quinta-feira (30), no Cemitério São José, em Cataguases. Odair era casado e tinha um casal de filhos.

Fotos: Mídia Mineira

Mais um acidente é registrado na BR-116, desta vez, próximo a Itamuri

30/10/2014 16:46

A carretinha da Pajero atingiu a lateral de uma carreta que trafegava pela 3ª faixa

Mais um acidente foi registrado, nesta quinta-feira (30), na BR-116, entre Muriaé e Miradouro, desta vez nas proximidades do distrito de Itamuri. Apenas uma senhora precisou de atendimento, sendo encaminhada ao Hospital São Paulo (HSP), apresentando dores no quadril.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, que atendeu a ocorrência, um GM Prisma, com placas de Ortolândia (SP), no qual viajavam quatro pessoas, deslizou no asfalto ao fazer uma curva e foi parar na contramão, atingindo um Mitsubishi Pajero, de Foz do Iguaçu (PR), que seguia sentido Muriaé. A carretinha presa ao Pajero bateu, ainda, em uma carreta-tanque que trafegava pela 3ª faixa.

Uma idosa, de 84 anos, mãe da condutora do Prisma, foi socorrida pelo SAMU e levada para atendimento no HSP. A motorista e seus dois filhos não sofreram lesões. No Pajero, onde viajava um casal e uma criança, ninguém se feriu, assim como o condutor da carreta.

Fotos: Site do Paulo Roberto da Rádio