Hospital do Câncer de Muriaé lança campanha de doação de sangue no carnaval

28/01/2015 17:33

Carnaval é tempo de diversão mas também de solidariedade. Pensando nisso, a agência transfusional do Hospital do Câncer de Muriaé da Fundação Cristiano Varella está lançando uma campanha de alerta para a importância da doação de sangue nesta época do ano. De acordo com a coordenadora da agência, Verônica Braga Lopes Demarque, o objetivo é conscientizar as pessoas e reunir o máximo possível de doadores de sangue para ajudar a quem precisa.

“Além disso, a campanha visa repor o estoque da Fundação Cristiano Varella, que, atualmente, se encontra em estado crítico, com apenas 30% de sua capacidade”, afirma.

A coordenadora de coleta de sangue em Muriaé, Illen Nara Souza Rodrigues reforça a importância da campanha e informa que os estoques estão baixíssimos. “Esta é uma época do ano em que muitas pessoas estão viajando, não aparecem doadores e ainda existe maior risco de acidentes, e consequentemente aumenta a necessidade de sangue, ” alerta.

As doações em Muriaé acontecem nos dias 4 e 25 de fevereiro na Policlínica do Safira, à partir 8h. A meta é arrecadar uma média de cem a 120 bolsas em cada dia de coleta.

 

Prefeitura e Licamur divulgam informações sobre pré-carnaval

28/01/2015 17:23

Folia antecipada, alegria garantida. É com este tema que o pré-carnaval de 2015 promete agitar a Praça João Pinheiro entre os dias 6 e 8 de fevereiro, uma semana antes da data oficial da festa. Os detalhes sobre o evento foram informados no fim da tarde de terça-feira, em entrevista coletiva realizada no Teatro Zaccaria Marques, que contou com a presença do prefeito Aloysio Aquino, do vice João Ciribelli e de representantes da Secretaria de Turismo, Fundarte e Liga Carnavalesca de Muriaé (Licamur).

A antecipação da festa se deu em atendimento a uma solicitação da própria liga, que conta com integrantes ligados aos blocos carnavalescos da cidade. “Para nós, que participamos dos desfiles, é frustrante ver a cidade esvaziada durante o evento. Por isso, pedimos à administração municipal que antecipasse a folia, para que assim a população possa ver que o carnaval de Muriaé está vivo novamente. E felizmente fomos prontamente atendidos pelo prefeito Aloysio Aquino”, destaca o tesoureiro da Licamur, Sandro Carrizo.

Em 2015, a festa promete ser a mais luxuosa de todos os tempos. Com o apoio da prefeitura, os membros da liga carnavalesca participaram de cursos de confecção de fantasias e fecharam parcerias com agremiações do Rio de Janeiro e de São Paulo, como Mangueira, Unidos do Tucuruvi e Gaviões da Fiel, para aquisição de vestimentas usadas por elas no ano passado.

Em relação à segurança, a antecipação do carnaval também se coloca como ponto positivo. “Com a festa sendo realizada uma semana antes, o 47º Batalhão da Polícia Militar poderá concentrar todo o seu efetivo em Muriaé, enquanto na data oficial seria necessário reforçar o policiamento também nas cidades vizinhas”, informa o capitão Sandro Josefino.

A abertura do pré-carnaval está agendada para acontecer na sexta-feira, dia 6 de fevereiro, às 20h. No sábado, no mesmo horário, desfilam os blocos Aí Vem Eles, Unidos do São Joaquim, Marambloco e Papagaio; já no domingo, também às 20h, será a vez dos Canarinhos do Samba (Planalto) e Unidos do Santa Terezinha passarem pela Praça João Pinheiro. No fim de cada noite, haverá shows de estilos musicais variados.

Demutran divulga alterações no trânsito para o pré-carnaval

28/01/2015 16:38

Em virtude das festividades do pré-carnaval 2015, o Demutran informa as alterações provisórias que serão realizadas no trânsito. Confira:

- Sexta-feira, 6 de fevereiro: a partir das 19h, o acesso à Praça João Pinheiro ficará impedido em frente ao Itaú (agência de cima) e ao Banco do Brasil. Os ônibus cujas linhas incluem a praça terão suas rotas alteradas para as ruas Coronel Amador Pinheiro de Barros e Coronel Marciano Rodrigues.

- Sábado, 7 de fevereiro: a partir das 16h, o trânsito ficará impedido na Rua Presidente Arthur Bernardes, para concentração do Bloco da Manguaça; já às 19h, o acesso à praça será bloqueado no início da Rua Doutor Silveira Brum, para concentração dos blocos, e quem trafegar pela s ruas São Pedro e Doutor Alves Pequeno deverá utilizar a Rua Antônio Canêdo como alternativa; em virtude deste bloqueio, os ônibus que circulam pela Praça São Paulo seguirão suas rotas pela Rua Professor Carvalho (Morro do Castelo).

- Domingo, 8 de fevereiro: às 19h, o acesso à praça será bloqueado no início da Rua Doutor Silveira Brum, para concentração dos blocos, e quem trafegar pela s ruas São Pedro e Doutor Alves Pequeno deverá utilizar a Rua Antônio Canêdo como alternativa; em virtude deste bloqueio, os ônibus que circulam pela Praça São Paulo seguirão suas rotas pela Rua Professor Carvalho (Morro do Castelo).

Avenida Vicente Alves ganha novas árvores

19/01/2015 17:19

Como ação de compensação ambiental pelas obras do Complexo Santa Rita, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou, na última sexta-feira (16), o plantio de árvores oitis na Avenida Vicente Alves, no bairro Prefeito Hélio Araújo – popularmente conhecido como Bico Doce.

Segundo a secretária municipal Juliana Guarino, vários pontos da cidade vem recebendo, desde 2013, ações ambientais: “Plantamos dezenas de árvores na Avenida Juscelino Kubitschek e nas áreas verdes dos bairros João XXIII e Panorama, entre outros”.

Juliana Guarino também destaca a criação do “Pomar Popular”, no Bairro Bom Pastor, como uma iniciativa bem sucedida, que contribuiu não só para o meio ambiente, como para a renda dos moradores.

Sesc Muriaé oferece curso gratuito para gestantes

19/01/2015 17:10

Com o objetivo de auxiliar as mulheres que vivem um momento de transformações durante o período gestacional, incentivando a troca de experiências e fornecendo várias informações, será promovida em Muriaé a 2ª edição do “Sesc Materna”. A iniciativa permite que as futuras mamães e seus acompanhantes recebem orientações sobre pré-natal e cartão da gestante, direitos, alterações na gravidez, exercícios físicos, nutrição, parto e pós-parto, amamentação, cuidados com a saúde do bebê e planejamento familiar.

Todo o projeto será acompanhado pelos profissionais do Sesc das áreas de assistência social, enfermagem, educação física e nutrição, responsáveis por mediar as reuniões, com conteúdo técnico, metodológico e prático. O projeto também contribui como agente de transformação social, pois vai ao encontro de dois dos oito “Objetivos do Milênio da ONU”: a redução da mortalidade infantil e a melhoria da saúde das gestantes.

As inscrições foram abertas nesta segunda-feira (19) e seguem até quinta-feira (23), podendo ser feitas no horário de 08h às 12h e de 14h às 18h. A documentação necessária é: CPF, RG e Cartão da Gestante.

O curso é gratuito e oferece 20 vagas. Os encontros serão realizados na própria unidade do Sesc, entre 26 e 29 de janeiro, das 14h às 17h.

O Sesc Muriaé fica na BR-356, nº 4.555, no Bairro Leblon. Mais informações pelo telefone (32) 3511-7107.

Equipe técnica municipal atua no serviço de abordagem social

19/01/2015 13:52

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Muriaé oferece à população carente do município o serviço de “Abordagem Social”, que identifica a ocorrência  de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, pessoas em situação de rua, dentre outras questões de riscos e violações de direitos.

O trabalho é realizado a partir de uma “busca ativa”, que conta com a atuação de uma equipe especializada, através do Centro Especializado em Pessoas em Situação de Rua (Centro POP). De forma continuada e programada, os técnicos prestam atendimento a crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam espaços públicos como forma de moradia e/ou sobrevivência.

Na abordagem social é oferecido atendimento às necessidades imediatas e promovido o acesso do indivíduo ou família à rede de serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social, muitas das pessoas abordadas são acolhidas e encaminhadas para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e para o Centro POP.

Inscrições para “Atitude Jovem” podem ser feitas até dia 30

19/01/2015 13:41

Até o dia 30 de janeiro, os jovens com idade mínima de 16 anos e matriculados no Ensino Médio poderão se inscrever para o Processo Seletivo do programa “Atitude Jovem”, da Prefeitura de Muriaé.

Aqueles que forem selecionados terão a chance de ingressar no mercado de trabalho, atuando na Prefeitura ou em outras instituições locais, como a Polícia Militar e o Fórum.

As inscrições devem ser feitas na Secretaria de Desenvolvimento Social, no horário de 08h às 11h e de 13h às 16h. É necessário apresentar cópias da Carteira de Identidade, CPF, Declaração Escolar, Boletim, comprovante de residência, Número de Identificação Social (NIS) atualizado, CPF e Carteira de Identidade do responsável, além de duas fotos 3×4.

Mais informações pelo telefone 3696-3349.

2ª etapa da vacinação contra aftosa tem saldo positivo em Minas Gerais

19/01/2015 13:07

A 2ª etapa da “Campanha Nacional de Vacinação Contra Febre Aftosa” do último ano, encerrada excepcionalmente no fim de dezembro, teve saldo positivo em Minas Gerais, atingindo um índice de cobertura de 96,6%. Os produtores rurais tiveram até o dia 10 de janeiro de 2015 para comprovar, nas unidades do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) de seus municípios, a imunização dos animais.

A campanha obteve grande adesão dos produtores que têm na pecuária o seu sustento, demonstrando a importância da participação efetiva na vacinação semestral. A etapa envolveu 9.530.839 bovídeos vacináveis com até 24 meses de idade, com a vacinação de 9.205.391 bovinos e bubalinos, nos 853 municípios do Estado.

De acordo com o IMA, é necessário que os produtores mineiros e de todo o país continuem aderindo às campanhas de imunização, que são fundamentais para erradicar e prevenir doenças de grande impacto como a aftosa.

O Brasil, sob a coordenação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e com a participação efetiva dos serviços veterinários estaduais e do setor pecuário, segue na luta contra a febre aftosa em busca de um país livre da doença.

Fonte: Segov