Jads & Jadson no Arraiá Fest em Mirai neste sábado

21/07/2017 17:34

Pág 8

Prefeitura divulga Edital para Serviço Voluntário na Procuradoria

17/07/2017 14:23

Prefeitura-de-Muriae-2016-Foto-PMM

A Prefeitura de Muriaé divulgou, na última sexta-feira (14), o edital de processo seletivo para a prestação de serviço voluntário na Procuradoria Geral do município. O objetivo é desenvolver novas habilidades para a carreira profissional e acelerar a demanda da prestação de serviços aos muriaeenses.

Podem participar da seleção alunos do curso de Direito ou profissionais já formados na área. O número de vagas será definido de acordo com a necessidade do setor. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas somente de forma presencial, entre 8h e 11h, até o dia 21 de julho, na sede da Procuradoria, que está localizada no térreo do Centro Administrativo. O edital pode ser conferido no sitewww.prefeiturademuriae.com.br, na aba “Cidadão”, no link “Processos Seletivos”.

As atividades do profissional voluntário deverão ser realizadas de segunda a sexta-feira, em horário disponibilizado pelo candidato durante a inscrição e conforme a necessidade da Procuradoria. A carga horária será de, no mínimo, 12 horas semanais e, no máximo, 20horas por semana. Vale frisar que o serviço voluntário não será remunerado e não gerará vínculo empregatício, obrigações de natureza trabalhista, previdenciária ou afins.

TRABALHO VOLUNTÁRIO CONTRIBUI COM SERVIÇOS DA PREFEITURA E APRIMORA TÉCNICAS PROFISSIONAIS

O Prefeito Grego frisa que o trabalho voluntário é uma oportunidade de desenvolver novas competências e habilidades para a carreira profissional, além de contribuir para a agilidade dos serviços oferecidos aos muriaeenses pela Prefeitura. “A atividade exercida neste trabalho, acima de tudo, torna-se uma chance de aprimorar as próprias técnicas que o profissional possui, colaborando, também, com a agilidade e qualidade dos serviços prestados à população”, ressaltou.

SERVIÇO:

Processo seletivo para atuação na Procuradoria

Período de inscrição: até o dia 21 de julho

Horário de inscrição: 8h às 11h

Local: Procuradoria Geral do município (térreo do Centro Administrativo)

Documentos exigidos:

·     Ficha de inscrição com indicação de motivos para a realização do estágio (a ser obtida na Procuradoria);

·      Cópia do diploma (nos casos de profissionais já formados) ou declaração da instituição de ensino superior em que esteja matriculado;

·      Currículo Lattes/CNPQ acompanhado das comprovações;

·      Cópia de carteira de identidade, CPF e comprovante de residência;

·      Uma foto 3×4 recente.

Lula é condenado por Moro a 9 anos e seis meses de prisão

12/07/2017 15:06
lula 1
Juiz da Lava Jato afirma que ex-presidente recebeu R$ 3,7 milhões de propinas da OAS, no triplex do Guarujá; é primeira sentença contra o petista por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no esquema Petrobrás
Aos 71 anos de idade, Luiz Inácio Lula da Silva foi condenado a 9 anos e seis meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A condenação do juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal, em Curitiba, é a primeira do ex-presidente na operação Lava Jato.

“Entre os crimes de corrupção e de lavagem, há concurso material, motivo pelo qual as penas somadas chegam a nove anos e seis meses de reclusão, que reputo definitivas para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, condenou Moro.

“Absolvo Luiz Inácio Lula da Silva e José Adelmário Pinheiro Filho das imputações de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo o armazenamento do acervo presidencial, por falta de prova suficiente da materialidade.”

Essa é a primeira condenação de Lula na Lava Jato. O ex-presidente responde como réu em outro processo aberto por Moro e ainda um na Justiça Federal, no Distrito Federal.

Líder

A força-tarefa da Lava Jato considera que Lula era o “líder máximo” do esquema sistematizado de corrupção descoberto na Petrobrás e replicado em outras estatais e negócios do governo federal. Por meio dos desvios e arrecadação de propinas, o petista teria garantido a governabilidade de sua gestão e a permanência no poder, com o financiamento ilegal das campanhas suas e de aliados.

Nesse processo, Lula é condenado pelo crime de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Pelos pagamentos via tríplex, ele teria praticado 3 vezes corrupção passiva entre 11 de outubro de 2006 a 23 de janeiro de 2012. Nesse mesmo negócio, o petista foi condenado por 3 vezes ter praticado crime de lavagem de dinheiro entre 8 de outubro de 2009 até 2017.

Confissão. A confissão, em juízo, de Léo Pinheiro, foi devastadora para Lula nesse processo. Ex-presidente da OAS e empreiteiro do cartel alvo da Lava Jato com maior proximidade com Lula, ele afirmou categoricamente a Moro que que “o apartamento era do presidente”.

“O sr. entende que deu a propriedade do apartamento para o presidente?”, indagou o advogado de Lula Cristiano Zanin Martins

“O apartamento era do presidente Lula. Desde o dia que me passaram para estudar os empreendimentos da Bancoop já foi me dito que era do presidente Lula e sua família e que eu não comercializasse e tratasse aquilo como propriedade do presidente”, afirmou o empreiteiro.

O Edifício Solaris era da Cooperativa Habitacional dos Bancários (Bancoop), a cooperativa fundada nos anos 1990 por um núcleo do PT. Em dificuldade financeira, a Bancoop repassou para a OAS empreendimentos inacabados, o que provocou a revolta de milhares de cooperados – eles protestam na Justiça que a empreiteira cobrou valores muito acima do previso contratualmente. O ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto foi presidente da Bancoop

A ex-primeira-dama Marisa Letícia (morta em 2017) assinou Termo de Adesão e Compromisso de Participação com a Bancoop e adquiriu ‘uma cota-parte para a implantação do empreendimento então denominado Mar Cantábrico’, atual Solaris, em abril de 2005.

Em 2009, a Bancoop repassou o empreendimento à OAS e deu duas opções aos cooperados: solicitar a devolução dos recursos financeiros integralizados no empreendimento ou adquirir uma unidade da OAS, por um valor pré-estabelecido, utilizando, como parte do pagamento, o valor já pago à Cooperativa. Em 2015, Marisa Letícia pediu a restituição dos valores colocados no empreendimento.

Segundo Léo Pinheiro, a primeira conversa com Vaccari sobre o tríplex ocorreu em 2009.

“O João Vaccari conversou comigo, dizendo que esse apartamento, a família tinha a opção de um apartamento tipo, tinha comprado cotas e tal, mas que esse apartamento que eles tinham comprado estava liberado para eu comercializar. E foi comercializado e foi vendido. E que o tríplex, eu não fizesse absolutamente nada em termo de comercialização”, disse.

 

PM realiza Solenidade de Prêmio Destaque do Mês

12/07/2017 14:46

PREMIO 1

PREMIO 2

PREMIO 3

PREMIO 4

A PM realizou no último dia 4 de julho, no auditório da UNIFAMINAS, uma solenidade para reconhecer o trabalho executado pelos policiais militares que exercem suas atividades nos 18 municípios que compõe o 47º BPM.

E sua administração, o comando da unidade instituiu o prêmio “PM destaque do mês”, tendo como principal objetivo reconhecer e homenagear aqueles militares que, incansavelmente, labutam com esforço e dedicação, no desempenho de suas atividades.

A finalidade do prêmio é homenagear e premiar os policiais militares que possuem destacada atuação no âmbito da unidade e dessa forma reconhecer o trabalho por eles desempenhado, sendo a concessão do prêmio além de reconhecimento ao militar, uma forma de incentivo aos demais militares pelo bom desempenho.

Foram agraciados com o prêmio “PM destaque do mês”, 1º semestre/2017, atividade operacional: 2º Sgt PM, Mateus de Oliveira Meireles; 3º Sgt PM, Wagner de Souza; 3º Sgt PM, Fernando Soares Zanini; 3º Sgt PM, José Roberto Pereira de Souza; Cb PM, Wagner Augusto Marinho da Silva; Cb PM, Ariel Péricles de Souza; Cb PM Nélio Rodrigues; Cb PM Sílvio Rodrigues Pinheiro; Cb PM Leandro Silva Barbosa Ataliba; Cb PM, Erivelton Pereira da Silva;

Com o prêmio “PM destaque do mês”, 1º semestre/2017, atividade administrativa, foram agraciados: 1º Ten PM Selma Carla Ferreira; Sub Ten PM Gérson Rocha de Souza; 1º Sgt PM Rangel Gomes Montes; 2º Sgt PM Jadílson de Souza; 3º Sgt PM Sydney Soares Leite.

Após a entrega do Prêmio Destaque do Mês, o Senhor Major PM Jeferson Vitor Apolinário respondendo pelo comando, realizou uma palestra sobre Gestão do Desempenho Operacional com apresentação de gráficos e indicadores sobre as estatísticas e o monitoramento diário da criminalidade violenta.

Braulio Braz participa de Fórum Regional em Manhuaçu

12/07/2017 14:26

29.06.17 - Braulio Braz participa de Fórum Regional em Manhuaçu - Foto Carlos Henrique Cruz

Em sua agenda parlamentar, o Deputado Estadual, Braulio Braz, participou, em Manhuaçu, da reunião que discutiu a nova fase do Fórum Regional de Governo – Por todo o Estado, com todos os mineiros. O objetivo deste Fórum, no território Caparaó, é reforçar a política de regionalização, conhecendo a realidade das cidades, a fim de se empenhar os investimentos necessários, promovendo o desenvolvimento.

O encontro contou com um público estimado em cerca de 3,5 mil pessoas, incluindo os representantes dos 55 municípios que integram o Território, secretários de Estado e o Governador Fernando Pimentel.

Braulio Braz, ressaltou a importância da reunião, evidenciando que Minas Gerais carece de cuidado e atenção, ainda mais presente, do poder público, em suas demandas. “A união de todos estes representantes da sociedade civil, aqui, em Manhuaçu, nos dá a autoridade de dizer que a região está recebendo uma atenção extra. O intuito, de estarmos juntos, é o de que proporcionemos crescimento, economia ativa, qualidade de vida e melhoramento na oferta do serviço público. É potencializando os setores que são essenciais no dia a dia do cidadão que os resultados vêm e o Estado cresce”, disse o parlamentar.

Vem aí mais uma edição do FESTIVAL VER E FAZER FILMES!

12/07/2017 14:16

 

FESTIVAL VER E FAZER FILME

Marcando presença no calendário anual de eventos na Região da Zona da Mata mineira, o 5º Festival Ver e Fazer Filmes – Edição Inverno 2017 volta a ser realizado em julho, do dia 21 a 29, em Cataguases.

Na programação, mostra e premiação de filmes, workshops, oficinas, arenas de debate, shows musicais e participação de convidados especiais. Entre as novidades em 2017, destacam-se: umahomenagem especial ao cineasta Helvécio Ratton; o Programa Cine Escola Animada, com a formação de um júri infanto-juvenil com 500 estudantes da região; a Mostra ENERGISA, com a exibição de filmes patrocinados pela empresa no Polo Audiovisual da Zona da Matamineira e em outras regiões do país; a exibição e premiação dos curtas metragens produzidos por jovens realizadores locais no âmbito do Projeto Usina Criativa de Cinema.

“Este Festival tem características singulares que possibilitam a formação de público para o cinema nacional, ao mesmo tempo em que promove novos talentos da nossa região, muitos deles com seus primeiros filmes. Por um lado, é um momento especial onde podemos mostrar todo o nosso investimento feito nos filmes nacionais que estamos atraindo para serem realizados em nossas cidades. Por outro, é uma grande alegria ver que o Festival já promoveu desde sua primeira edição, um total de 23 filmes de curtas metragens, promovendo jovens cineastas e produtores da nossa região”, destaca Monica Botelho, presidente da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e da Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais.

HOMENAGEM ESPECIAL

O homenageado especial nessa edição é o diretor, roteirista e produtor mineiro Helvécio Ratton, reconhecido como um dos maiores nomes do cinema nacional, autor de grandes sucessos como “Batismo de Sangue”“Menino Maluquinho”, “A Dança dos Bonecos”“Amor & Companhia”, “Em nome da Razão”, entre outros.

Engajado politicamente, o cineasta marca sua carreira com militante dos direitos humanos, com o longa “Em nome da Razão” (1979), uma denúncia sobre os horrores cometidos contra os internos do Hospital Colônia, em Barbacena, e em 2006, lança “Batismo de Sangue” (2007), uma adaptação do livro de Frei Beto sobre o frade dominicano Tito, preso e torturado pela ditadura militar. Ratton destaca-se também pela sensibilidade e inteligência de seus filmes voltados para o público infantil, como “Menino Maluquinho”, “Pequenas Histórias”, e seu mais recente sucesso com“Segredo dos Diamantes”.

No FESTIVAL, nos dias 21, 22 e 23, serão exibidos cinco filmes de Helvécio Ratton com presença do homenageado em algumas sessões.

VER FILMES

O destaque é o programa CINE ESCOLA ANIMADA com a participação de 500 estudantes, dentre crianças e jovens, na formação de um Júri Popular para eleger o melhor filme da Mostra Infanto-juvenil.

Os estudantes integram o Projeto Escola Animada – Rede Cineclube, das cidades de Cataguases, Muriaé, Leopoldina, Visconde de Rio Branco, Mirai, Itamarati de Minas, Descoberto, Volta Grande, Ervália, Além Paraíba e Juiz de Fora.Pela manhã, a programação dos filmes é dirigida ao público infantil, de 6 a 13 anos. À tarde, as exibições trarão temas de interesse do público jovem, de 14 a 18 anos.

Mostra Infanto-juvenil do programa CINE ESCOLA ANIMADA acontecerá nos dias 25, 26 e 27, com a exibição de filmes nacionais selecionados pelo cineasta Marcos Pimentel, diretor de Formação do Polo Audiovisual da Zona da Mata.

“Para essa seleção, busquei filmes que abordem questões atuais, que tenham ressonância com o público infanto-juvenil e possam gerar debates. São longas e curtas de ficção, animação e documentários que tiveram excelente repercussão em mostras e festivais recentes. Nossa intenção é despertar o gosto pelo cinema, mas também estimular o hábito do diálogo e da reflexão”, diz Marcos Pimentel.

FAZER FILMES

 Desde 2016, o Festival é o palco privilegiado para exibição dos filmes produzidos por jovens realizadores da Região, selecionados por meio do Edital Usina Criativa de Cinema. Pela chamada criativa, os projetos de curtas-metragens recebem recursos financeiros, consultorias e tutoria especializada para sua produção. O resultado desse trabalho, que envolveu cerca de 120 profissionais locais, poderá ser visto no dia 29, no evento especial de encerramento do Festival, quando será realizada exibição dos curtas e premiação em várias categorias.

Os concorrentes são: “Palace, o contador de histórias”, de Aline Souza Gabriel – Ubá; “Lençol de inverno”, de Bruno Pereira Rubim – Descoberto; “Vinis e peixes”, de Tiago Viana dos Santos e Rafael Ski Fernandes – Cataguases;“Minha mãe se chamava Tereza”, de Cecília Pereira Siqueira e Mariana Medeiros – Cataguases.

No evento, serão exibidos ainda os três curtas produzidos pelo diretor e produtor Cavi Borges, do Rio de Janeiro, que participou do projeto como Diretor Convidado. Com uma equipe formada por profissionais cariocas e da Zona da Mata, Cavi Borges produziu os curtas: “Depois da Chuva”, “A Nova a Fiar”, “Cinema é Cachoeira”.

O FESTIVAL VER E FAZER FILMES é uma iniciativa da Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais, em parceria com o Instituto Cidade de Cataguases, Instituto Fábrica do Futuro, Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e Secretaria Municipal de Cultura – Prefeitura de Cataguases, com o patrocínio daENERGISA através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e recursos do Edital Prêmio Exibe Minas da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais.

A programação completa será divulgada em breve.

Aluno do DECA conquista medalha pela 2ª vez na OBMEP

12/07/2017 10:33

 

aluno 1

aluno 2

No último dia 08, o estudante Bernardo Silveira Freitas recebeu mais uma Medalha de Bronze por sua participação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) – Edição 2016. Na época em que concorreu, o adolescente, que agora tem 16 anos, era aluno da Escola Estadual Desembargador Canêdo (DECA) e, atualmente, cursa Eletromecânica no IF Sudeste – Campus Muriaé.

Em 2016, 18 milhões de estudantes participaram da OBMEP em todo o país. Bernardo foi condecorado durante uma Cerimônia Regional realizada em Viçosa (MG), para onde ele viajou em companhia de sua mãe e da vice-diretora do DECA, Marluce Soares. Esta é a segunda medalha consecutiva que o estudante conquista – a primeira foi de prata, em 2015.

A OBMEP é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e visa estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.

Obras no trevo do Santa Rita seguem para a segunda fase

05/07/2017 13:23

SANTA RIT 1

SANTA RITA 2

SANTA RITA 3

SANTA RITA 4

As obras no trevo da Santa Rita estão a todo o vapor. Essa semana os trabalhos começaram dentro da galeria. Nos próximos dias será construída uma estrutura de concreto para a sustentação dos tubos de esgoto. Esta vai ser a etapa mais importante do projeto e terá uma duração de aproximadamente três semanas. Em seguida será feita a recomposição do trecho rompido.

As intervenções tiveram início no dia 26 de junho no cruzamento entre a Rua José Augusto de Abreu com a Santa Rita. O objetivo é acabar com o mau cheiro provocado por um rompimento na tubulação que incomoda os moradores e comerciantes daquela região há mais de 10 anos.

Em maio deste mês o Diretor de Águas e Esgotos do Demsur, Gustavo Goretti, acompanhado de um funcionário do DAE desceram à galeria e constataram um rompimento na rede de esgoto tratado. Todos os procedimentos, desde a medição dos gases na galeria, foram acompanhados pelo Corpo de Bombeiros. A previsão é que as obras terminem no final do mês de julho.