Policia Militar de Muriaé promove Campanha contra violência Doméstica

06/03/2015 11:38

Em comemoração ao “Dia Internacional da Mulher”, celebrado em 08 de Março (neste domingo), a Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica, do 47º Batalhão de Polícia Militar de Muriaé promoveu, ao longo desta semana, uma Campanha contra violência Doméstica.

Com o tema “Violência Doméstica é Crime”, a PM levou militares ao Centro de Muriaé para que eles fornecessem orientações sobre este tipo de delito, que assola toda a comunidade e precisa ser banido. Também foram distribuídos panfletos educativos: “Foi uma semana dedicada às mulheres e procuramos esclarecer todas as dúvidas apresentadas pela população. A campanha foi muito bem recebida por todos”, destacaram os SD Leonardo e Vívian.

Violência doméstica e familiar contra a mulher é qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual, psicológico ou dano moral. Este tipo de violência ocorre no ambiente doméstico ou por pessoa com ou sem vínculo familiar, ou ainda com quem a mulher mantém ou manteve relação íntima de afeto. Esta violência pode ser praticada de forma física, moral, psicológica, sexual ou patrimonial.

A PM orienta que a mulher que for vítima de qualquer tipo de violência não se sinta envergonhas, mas que denuncie o agressor e procure os profissionais e serviços especializados no apoio à mulher; e n o caso de o autor da violência possuir armas, manifestar não ter medo da justiça, já machucou os filhos, é dependente de álcool ou drogas, possuiu outros envolvimentos criminais, a mulher tem que ficar atenta, pois estas situações fazem só aumentar a gravidade da violência. Violência doméstica é crime! Denuncie – ligue 181, sigilo absoluto.

IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente acontece no dia 10

06/03/2015 11:21

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realiza, na próxima terça-feira (10), a “IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente”, cujo tema será “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”.

Os objetivos principais são mobilizar a sociedade, a rede socioassistencial e os atores do sistema de garantia de direitos na defesa do Estatuto da Criança e Adolescente e fomentar a criação e o fortalecimento dos espaços de participação de crianças e adolescentes nos conselhos de direitos, nos serviços, programas e projetos destinados à infância e à adolescência.

As propostas elencadas no debate obedecerão aos seguintes eixos temáticos: Promoção dos Direitos; Proteção e Defesa dos Direitos; Participação de Crianças e Adolescentes; Controle Social da Efetivação dos Direitos e Gestão da Política nos três níveis de governo.

A “IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente” acontecerá das 08h às 17h, no Teatro Zaccaria Marques e será aberto ao público em geral. O credenciamento gratuito será feito a partir das 08h, no local do evento.

2º Pelotão de Bombeiros de Muriaé oferece Curso de Primeiros Socorros em Piscinas

06/03/2015 11:13

Terá início, em 16 de março, a 2ª edição do “Curso de Primeiros Socorros em Piscinas” – com, ênfase em salvamento de afogados, oferecido pelo Segundo Pelotão de Bombeiros de Muriaé. A unidade informa que ainda há 20 vagas disponíveis.

As inscrições devem ser feitas até o dia 12, sendo abertas a toda a população. O público-alvo são pessoas que irão prestar serviços nas dependências de Clubes Desportivos. O curso terá carga horária total de 40 horas e será ministrado, até 20 de março, no Muriaé Tênis Clube (MTC).

É fundamental que o inscrito cumpra as seguintes exigências: ter idade entre 18 e 50 anos; comprovar, através de atestado médico, ter condições física e mental satisfatórias para a realização de atividades físicas (natação), além de boa visão e boa audição; dominar os nados peito e crawl; ter capacidade de submergir a no mínimo 5 metros de profundidade; ter capacidade de percorrer, submerso, no mínimo de 25 metros de distância; e ser considerado apto no teste físico, a ser aplicado em 13 de março, às 09h, no MTC.

As inscrições podem ser feitas na Rua Manoel Pereira de Carvalho s/nº, no Bairro da Gávea. Mais informações pelo telefone (32) 3722-2598 ou pelo e-mail pelotaomuriae@yahoo.com.br .

Crime da Itagiba: réu é condenado a 22 anos de prisão

06/03/2015 10:38

Sean Vinícius foi condenado por matar e estripar seu então namorado, Jonathan Fonseca do Nascimento

O réu confesso Sean Vinícius da Silva Rabelo, de 21 anos, foi condenado, na noite de quinta-feira (05), a 22 anos de prisão em regime fechado por matar e estripar seu então namorado, Jonathan Fonseca do Nascimento, 19 anos, na noite de 20 de abril de 2012. A sentença foi proferida pelo juiz Maurício José Machado Pirozzi. O crime, praticado com requintes de crueldade, aconteceu na Rua Itagiba, na Barra, e teve grande destaque no estado, deixando a população de Muriaé alarmada.

Sean recebeu pena de 21 anos de prisão por homicídio triplamente qualificado e de mais um ano por crime de “vilipêndio de cadáver” – que significa um crime contra o respeito aos mortos, ultraje de corpo humano sem vida, ou de suas cinzas. Jonathan Fonseca do Nascimento foi encontrado morto em sua casa, teve o abdômen aberto, bem como os testículos arrancados, além de cortes ao redor dos olhos.

O julgamento começou por volta das 09h de quinta-feira (05), no Salão do Júri do Fórum de Muriaé, e terminou às 21h10, sendo presidido pelo juiz Criminal, Maurício José Machado Pirozzi. Na acusação, atuou a promotora de Justiça Jackeline Rangel e, na defesa, Ricardo Rodrigues Couri, auxiliado pelos advogados Kristian Reis Lourenço e Emmanuel Ramos Gusman Franzini.

O júri foi composto por sete membros – quatro mulheres e três homens. Duas testemunhas foram inqueridas. A primeira delas, um jovem, ainda menor na época do crime, contou que foi namorado do réu até alguns dias antes do assassinato de Jonathan e confirmou que o acusado era praticante de umbanda e que acreditava em rituais de sacrifício humano.

Também testemunhou uma mulher que conhecia Sean e esteve com ele na casa da vítima na noite do crime. Ela confirmou o depoimento dado à Polícia Civil, no qual afirmava que o rapaz havia lhe contado que mataria Jonathan, mas disse que não acreditou. A testemunha contou ainda que, ao ver o primeiro golpe de Sean em Jonathan, saiu correndo da casa.

O advogado do réu, Ricardo Rodrigues Couri, que sustenta a tese de legítima defesa, já antecipou que irá recorrer da sentença.

Relembre o crime

Por volta das 20h30 do dia 20 de abril de 2012, a Polícia Militar de Muriaé foi acionada e compareceu à casa de número 371, na Rua Itagiba de Oliveira, na Barra, onde residia Jonathan Fonseca do Nascimento, de 18 anos, natural de Palma (MG). A cena do crime apresentava pegadas e marcas de mãos ensanguentadas na parede. O jovem havia sido estripado: vísceras e pedaços de órgãos, inclusive os testículos, estavam pendurados em um espelho, na sala. Caído ao chão, o rapaz apresentava, além de um corte abdominal, perfurações no pescoço e no rosto.

O acionamento da PM foi feito pelo patrão de Jonathan, dono de um comércio de lanches, que foi procurar saber o motivo de o funcionário não ter comparecido ao trabalho naquela noite. Nomes de duas pessoas que costumavam frequentar a residência da vítima foram passados à Polícia.

Após três dias de investigação, a PC chegou a Sean Vinícius da Silva Rabelo, então com 19 anos, que foi preso e confessou o crime pouco depois. Ele alegou motivos pessoais e disse que estava fora de seu estado normal de lucidez.

Fotos: Silvan Alves / Com informações de Silvan Alves e Rádio Muriaé

TV Atividade 100% HD é inaugurada no Memorial Fundação Cristiano Varella

05/03/2015 11:01

Lael Varella e o filho, o deputado Misael Varella, descerraram a placa de inauguração

Parte da equipe que irá atuar na TV Atividade 100% HD

Os apresentadores do "Jornal Atividade", Welington Ferrer e Renata Lanna

Presidente e diretores da Rede Minas com o coordenador de Jornalismo da Atividade, Pedro Vardiero

A TV Atividade 100% HD foi inaugurada na última sexta-feira (27/02), em novo espaço: no 3º piso do Memorial Fundação Cristiano Varella. O evento contou com a presença do presidente da Rede Minas, Israel do Valle Neto, e do diretor-técnico Luiz Silvério Pereira Meireles, que participou da instalação da emissora de Muriaé quando esta começou, dando todo suporte técnico, agora, para sua operação em HD.

Durante a inauguração, os convidados assistiram ao “Jornal Atividade”, transmitido ao vivo em um telão montado no hall de entrada do Memorial. Em seguida, o mentor e fundador da TV Atividade, Lael Varella, e seu filho, o deputado Federal Misael Varella, descerram a placa comemorativa. Também foi apresentado um vídeo contando a história da emissora, com flashes de antigas reportagens, repórteres, apresentadores e programas já levados ao ar desde sua fundação, há 15 anos.

Em seu discurso, o engenheiro Luiz Meirelles, fez questão de contar um pouco da sua história e da ligação que tem com a cidade, já que é natural de Patrocínio do Muriaé: “Fico emocionado ao ver este empreendimento que coloca Muriaé em posição de destaque não só na região, mas em todo o Brasil”, ressaltou.

O presidente da Fundação Cristiano Varella, Eduardo Gomes Goulart, lembrou que uma das finalidades da instituição é o desenvolvimento e o incentivo à cultura, executando serviços de radiodifusão e retransmissão de sinais de televisão. “A TV Atividade reafirma sua missão de estimular e difundir a nossa cultura regional, levando aos mais de 550 mil habitantes dos 32 municípios que atinge uma programação de elevado padrão de qualidade”, completou.

Último a discursar, o idealizador da Fundação Cristiano Varella, Lael Varella destacou a TV Atividade como um sonho realizado e que agora se renova: “Fizemos um grande investimento em equipamentos e pessoal para oferecer um conteúdo de qualidade. Temos um canal que é produtor, ou seja, pode produzir programas variados, mas optamos por também retransmitir. A nossa TV dá oportunidade aos comerciantes locais divulgarem seu material com imagens, através de incentivos culturais à nossa programação”, pontuou Lael.

A história da TV Atividade começou em janeiro do ano 2000, quando foi publicada, no Diário Oficial da União, a concessão para um canal de TV em Muriaé. Em abril do mesmo ano, a TV já entrava no ar, funcionando, até 20 de fevereiro, no antigo endereço, em um prédio de três andares na Rua Benedito Valadares, no Bairro da Barra. Era uma das maiores e mais modernas entre as 79 emissoras afiliadas à Rede Minas, produzindo e transmitindo 11 programas: o Jornal Atividade, Esporte Atividade, Santa Missa em Seu Lar, Empresarial, Fique por Dentro, Canal 7 Informa, de Corpo e Alma, Clip Atividade, Informativo Municipal, Ser Igreja no Novo Milênio e Palavra de Vida.

Crescendo, modificando-se e adequando-se aos novos hábitos dos telespectadores, a TV Atividade se reformula e melhora a cada dia. Agora, oferece aos mais de 550 mil habitantes dos 32 municípios alcançados a qualidade do sistema digital HD de captação, edição e transmissão. Foi um grande investimento em profissionais e equipamentos, visando produzir uma programação de alto nível, estimulando a difusão da cultura e o desenvolvimento regional através das oportunidades de negócios.

Foragido da Penitenciária de Muriaé é preso em Carangola

05/03/2015 10:22

A Polícia Militar de Carangola prendeu, na última segunda-feira (02), Everson dos Santos, 33 anos, também conhecido como “Menor”, foragido da penitenciária de Muriaé. Ele é suspeito de ter tentado contra a vida de Luís Antônio Gonçalves, o Chicão, e assassinado Wedesson Amorim Soares, o “Edim da Vila”. Ambos os crimes foram cometidos em Cataguases, em agosto do ano passado.

“Menor” foi preso em flagrante, na Rua Quintino Bocaiúva, no Centro de Carangola, juntamente com dois comparsas, identificados pelas iniciais R.M.F., 42 anos, e J.C.R.R., 32 anos. Segundo a Polícia Militar, eles foram capturados dentro de um Fiat Uno preto, que estava estacionado na via. Dentro do carro, foram encontrados dois revólveres calibre 38 municiados, que foram apreendidos. O trio teria dito que estava na cidade para fazer uma “cobrança”. Policiais civis que passavam pelo local no momento da abordagem auxiliaram na prisão.

Na tarde de 23 de agosto de 2014, Luís Antônio Gonçalves, o Chicão, foi parar na enfermaria do Pronto-Socorro do Hospital de Cataguases após se desentender com Everson dos Santos, o “Menor”, e ser ferido à faca na altura do ombro, próximo ao pescoço.

Uma semana depois, “Menor” voltou a ser notícia por causa do assassinato de “Edim da Vila”, de 19 anos. O rapaz foi morto a tiros na tarde do dia 30 de agosto de 2014, no Bairro São Vicente. Segundo apurou a PM na época, Menor e Edim se conheceram havia pouco tempo e tiveram um desentendimento – o que teria levado “Menor” a armar uma emboscada para seu novo desafeto.

Fonte: Site do Marcelo Lopes

Muriaé terá “Festa Country” no próximo mês

05/03/2015 9:10

Com o tema “Uma Arena de Paixão”, será realizada, entre os dias 10 e 12 de abril, no Parque de Exposições, a “Festa Country de Muriaé”, que irá contar com a participação da Cia. de Rodeio Rancho Alegre, shows regionais e estrutura de barraquinhas.

Considerada uma das melhores companhias de rodeio do Brasil, a Rancho Alegre promete encantar os muriaeenses e convidados com uma megaestrutura de camarotes e arquibancadas, apresentando atrações como cavalos adestrados, a “Motoqueira Maluca”, shows pirotécnicos, além de rodeios de touros e cavalos. A locução será de Marco Brasil, o maior locutor de rodeio de todos os tempos.

A programação de shows foi divulgada nesta semana: no dia 10 (sexta-feira) tem “Júnior & Gustavo”; no dia 11 (sábado), sobe ao palco a dupla “Donato & Eduardo”. Fechando a festa, tem “Marcelo & Wesley”, com participação especial de “Rayla Kelly”, no domingo (12).

O evento é uma realização da Public Image e da Cia. de Rodeio Rancho Alegre, com apoio do Sindicato Rural e da Prefeitura. Os ingressos estão à venda no Quiosque da Castanheira, na Inove, na BR Mania e no Brazão. O primeiro lote pode ser adquirido a partir do dia 09 de março, pelos valores de R$ 30,00 (avulso) e R$ 60,00 (pacote para 3 dias).

Mais informações pelo telefone (32) 8887-7953.

Hospital do Câncer de Muriaé inaugura Banco de Perucas nesta quinta-feira

04/03/2015 18:06

As irmãs Maria Luísa e Ana Alice participaram da campanha de doação de mechas

Será inaugurado, nesta quinta-feira (05), o “Banco de Perucas” do Hospital do Câncer de Muriaé da Fundação Cristiano Varella, uma iniciativa que visa garantir o bem-estar e a autoestima das mulheres em tratamento. O evento acontece às 15h, no auditório da instituição.

Com o nome de “Como é grande o meu amor por mim”, o Banco irá funcionar no Serviço Social, onde as pacientes terão um espaço com suporte de perucas e espelho para facilitar a escolha. O projeto foi concebido a partir de várias doações de mechas de cabelos por voluntários, que se engajaram na causa e abriram mão de suas madeixas em prol da solidariedade. Para a confecção das perucas, foram realizadas campanhas de arrecadação de recursos.

Os responsáveis pelo “Banco de Perucas”, Cristiane de Melo, Cynthia Costa e Ricardo Melo explicam que as mulheres interessadas devem procurar a recepção do Ambulatório de Triagem e agendar um atendimento com o Serviço Social. Elas terão direito a um acompanhamento e irão assinar um termo de compromisso de empréstimo e devolução da peça.

Vale ressaltar que, junto com a peruca, a paciente irá receber um informativo de como conservá-la: “Quando ela não precisar mais, deverá devolver a peruca na Casa de Apoio, para que a encaminhemos para um dos salões de beleza que são parceiros do projeto, recebendo os devidos cuidados – como lavagem e escovação. A peça irá retornar para o banco, para que possa ser novamente emprestada para outras mulheres em tratamento”, esclarece Cristiane Melo.

Os organizadores do projeto também lembram que a campanha de doação de mechas já terminou, mas que a arrecadação de verba para a confecção das perucas continua. Para tanto, estão sendo vendidas camisetas com a logomarca do “Banco de Perucas”. Elas podem ser adquiridas na Administração e na Cantina do Hospital do Câncer, pelo valor de R$ 30,00 cada.